...

...
...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Celebração do Rito Penitencial com as Crianças da Catequese


Hoje,  com a participação dos padrinhos e familiares, foi realizada a Celebração do Rito Penitencial com as crianças que estão se preparando para os sacramentos de iniciação. Os já batizados receberam pela primeira vez o perdão de Deus no Sacramento da Penitência. Foram momentos de muita emoção!

Durante o dia, uma daquelas surpresas que só os que trabalham pelo Reino de Deus conseguem entender: Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água! (Não sabíamos disso quando escolhemos a leitura da Palavra de Deus para a Celebração). 

Eu tenho certeza que nada é por acaso; sempre vejo sinais de Deus em minha vida, principalmente na Catequese. Isso só me dá mais certeza ainda de que estou no caminho certo; certeza de que estou agradando ao Senhor! E isso é tudo o que mais desejo!!! Portanto, que eu esteja tão sensível à voz de Deus, que ao sentir o simples soprar do vento eu possa dizer: É Ele!

Por isso tantas alegrias na Catequese! Hoje, mais uma vez experimentei uma emoção muito forte, ao ver as crianças reunidas e felizes por estar chegando o dia da sua primeira comunhão. Vi os já batizados se aproximando da Confissão, sabendo que estavam preparados para esse momento tão importante.

Olhando as fotos do início da Catequese, vejo que eram tão pequenos, e em apenas dois anos, como cresceram! Lembro de cada encontro que tivemos, todos maravilhosos e muito especiais! Não é orgulho, é satisfação de ver o resultado; é felicidade de saber que foram encontros tão bem elaborados, porque eu não estava sozinha: Ele me orientava! 

"Teu projeto eu já tracei, vai ao povo que eu te ensinarei o jeito certo de me anunciar. Basta que me peças que eu te ajudo a não errar."

                                      "Teu projeto eu já tracei, vai ao povo que eu te ensinarei o jeito certo de me anunciar.

O sentido do tempo que estamos começando agora –  tempo de preparação próxima para os sacramentos:
- Para catecúmenos e catequizandos é tempo de mais intensa preparação espiritual, tempo de “purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador.” - (Tempo de iluminação e purificação).


CELEBRAÇÃO DO RITO PENITENCIAL 
(RICA 330s)


Material: 

Óleo dos catecúmenos; lecionário (ou Bíblia); RICA (também para ser usado na proclamação das leituras); folha de cantos (eventualmente com o texto do exorcismo em forma de diálogo, caso ele seja usado). 
Iniciamos a celebração cantando: "Eu canto a alegria, Senhor..."

Depois de acolher a assembleia, nosso pároco explicou em poucas palavras o sentido do rito para a situação de cada um, isto é, crianças catecúmenas, batizados que celebram neste dia o sacramento da Penitência pela primeira vez, padrinhos, parentes e amigos, catequistas... (RICA 330).
"Todos considerem como dirigido a si o feliz anúncio da remissão dos pecados e proclamem a misericórdia de Deus Pai." (RICA 334)

Para exprimir a fé e a alegria pela misericórdia de Deus, cantamos: "Eis o tempo de conversão...". 

Quem preside conclui com esta oração:

"Oremos. Deus de clemência e misericórdia, que perdoando vos revelais e santificando sois glorificado, nós vos pedimos, arrependidos, que nos purifiqueis de nossas faltas e façais voltar a vida a nossos corações. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

    Ou:

"Concedei-nos, Senhor, os dons do perdão e da paz, para que, purificados dos nossos pecados, vos possamos servir de coração tranquilo. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém."

Palavras e Ritos

Escolhemos:

1ª Leitura

Ez 36,25-28 (um coração novo e um espírito novo)

Leitura da Profecia de Ezequiel

Assim fala o Senhor:
Derramarei sobre vós uma água pura,
e sereis purificados.
Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos.
Eu vos darei um coração novo
e porei um espírito novo dentro de vós.
Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra
e vos darei um coração de carne;
porei o meu espírito dentro de vós
e farei com que sigais a minha lei
e cuideis de observar os meus mandamentos.
Habitareis no país que dei a vossos pais.
Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus.
Palavra do Senhor.


Salmo responsorial 

(Salmo 51)

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos (2x)

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia. / Na imensidão do vosso amor, purificai-me./ Lavai-me todo inteiro do pecado./ E apagai completamente a minha culpa.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

Eu reconheço toda a minha iniquidade. / O meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós que eu pequei. / Pratiquei o que é mal aos vossos olhos.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

Criai em mim um coração que seja puro. / Dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor não me afasteis de vossa face. / Nem retireis de mim o vosso santo espírito.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

Dai-me de novo a alegria de ser salvo. / E confirmai-me com espírito generoso./ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar. / E minha boca anunciará vosso louvor.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. (2x)


Aclamação ao Evangelho

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo Palavra de Deus...
Mas quem beber da água que eu lhe darei, este nunca mais terá sede.

Jo 4, 1,14 – A mulher samaritana
Do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Os fariseus tinham ouvido dizer que Jesus fazia mais discípulos e batizava mais do que João Batista, ainda que, na verdade, não era Jesus que batizava, mas os seus discípulos.
Ao saber disso, Jesus deixou a Judeia e foi de novo para a Galileia. Assim, tinha de atravessar a Samaria. Chegou então a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado a seu filho José. Era aí que ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia.
Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber”.
Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?”
De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber”, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.
A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. 

Homilia (e chamadas à "penitência e conversão").

Gesto de fé em Cristo e arrependimento

Catequizandos: aproximação

Catequizandos: gesto de fé e arrependimento. 
(Quem preside convida os catequizandos "a manifestar sua fé no Cristo Salvador e seu arrependimento dos pecados". Que gesto poderia ser? (mãos/água?)

Cantos escolhidos: Lava-me; Fonte de Água Viva e Lavai-me, Senhor, lavai-me.

(Um gesto da tradição litúrgica poderia ser adotado nesse momento: de joelhos ou inclinados, os catequizandos poderiam fazer a confissão genérica, inclusive usando o texto "Confesso a Deus", também usado como ato penitencial na Missa.

É preciso pensar um pouco se os catequizandos permanecem em seus lugares durante o gesto ou não. Considerar também que, após as preces, quem preside fará uma oração (com as mãos estendidas) sobre os catecúmenos e irá ungi-los.

Preces (RICA 338)

(Abertura da prece pelo dirigente). “Depois de um momento de silêncio para despertar a contrição, quem preside convida a assembleia a rezar”.

Convite: Rezemos pelos catecúmenos que se preparam para os sacramentos da iniciação; pelos catequizandos que hoje vão receber pela primeira vez o perdão de Deus no sacramento da Penitência; e por nós, que esperamos a misericórdia do Cristo.

1. Para que meditem em seu coração a Palavra de Deus, saboreando-a cada vez mais intensamente, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.

2. Para que reconheçam o Cristo que veio para salvar o que estava perdido, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.

3. Para que, de coração humilde, se reconheçam pecadores, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.

4. Para que rejeitem lealmente tudo o que em seus costumes desagrada ao Cristo ou se opõe a ele, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.

5. Para que suas famílias ponham sua esperança em Cristo e nele encontrem paz e santidade, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.

6. Para que todos nós, preparando-nos para as festas pascais, possamos corrigir nossos erros, elevar nossos corações e praticar a caridade, roguemos ao Senhor.
R. Senhor, atendei a nossa prece.


Exorcismo

Unção ou imposição da mão

As preces e o exorcismo culminam na unção (que pode ser substituída pela imposição das mãos).
Como realizar a unção? No peito? Ou em ambas as mãos? Ou em outras partes do corpo?
(Um gesto que pode expressar fortalecimento é, depois de receber o óleo na palma das mãos, o ungido espalhar o óleo nos seus próprios braços).


Exorcismo (RICA 339)

(Duas formas – escolher) 

Se for escolhido o segundo exorcismo (em forma de diálogo), é preciso reproduzi-lo na folha da celebração.

1. Quem preside, com as mãos estendidas sobre as crianças, reza:
Oremos.
Pai de misericórdia, / que, entregando vosso amado Filho,/ destes ao homem,/ cativo do pecado, / a liberdade de filhos, / olhai estes vossos servos e servas / que já passaram por tentações / e reconhecem as próprias culpas. / Realizai sua esperança, / fazei-os passar das trevas à luz inextinguível, / purificai-os dos pecados, / dai-lhes a alegria a paz / e guardai-os no caminho da vida. / Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Outra forma:

2. Pai de infinita bondade,
olhai Amanda, Davi, Lorrany e Ricardo, que em breve serão batizados.

As crianças:
Ouvimos o que Jesus disse,
gostamos das suas palavras.

Quem preside:
Amanda, Davi, Lorrany e Ricardo se esforçam por viver realmente como filhos vossos, mas acham que é difícil.

As crianças:
Sim, Pai, gostaríamos de fazer sempre a vossa vontade,
mas sentimos às vezes
vontade de fazer o contrário.

Quem preside:
Pai de infinita bondade,
livrai estas crianças do espírito da covardia e do mal
e fazei que caminhem sempre à vossa luz.

As crianças:
Queremos caminhar com Jesus, que deu a sua vida por nós: Pai nosso, ajudai-nos.

Quem preside:
Se alguma vez caírem no caminho,
fazendo o que não vos agrada, dai-lhes a vossa força
para que possam levantar-se e caminhar de novo para vós,
em Jesus Cristo, nosso Senhor.

As crianças:
Dai-nos, ó Pai, a vossa força.

Unção dos catecúmenos ou imposição da mão
(RICA 340)

Quem preside continua:

“O Cristo Salvador dê a vocês a sua força,
simbolizada por este óleo da salvação.
Com ele ungimos vocês no mesmo Cristo, Senhor nosso,
que vive e reina para sempre.”

As crianças:
Amém.

Cada um é ungido com o óleo dos catecúmenos no peito ou em ambas as mãos ou em outras partes do corpo, se parecer oportuno.
A juízo da Conferência dos Bispos esta unção pode ser omitida ou transferida para o dia do Batismo (cf. n. 218).

(O nosso pároco transferiu a unção para o dia do Batismo, quando serão batizadas mais cinco crianças de outras comunidades, no mesmo dia aqui na Matriz).


Nesse caso quem preside, dirigindo-se a todos os catecúmenos, diz:

O Cristo Salvador dê a vocês a sua força,
ele que vive e reina para sempre.

As crianças:
Amém.

Quem preside, em silêncio, impõe a mão sobre cada um dos catecúmenos.
(A imposição da mão foi feita em todas as crianças no momento do gesto do arrependimento).

Despedida dos catecúmenos

Quem preside despede-os com estas palavras ou outras semelhantes:

Amanda, Davi, Lorrany e Ricardo, o Senhor Jesus acaba de mostrar o seu amor por vocês. Agora podem ir em paz.

As crianças:
Graças a Deus.

Quem preside pode também mandar que voltem a seus lugares e permaneçam na igreja. Nesse caso diz:

Amanda, Davi, Lorrany e Ricardo, o Senhor Jesus acaba de mostrar o seu amor por vocês. Voltem agora a seus lugares e rezem ainda conosco. 


Confissão

A liturgia penitencial prossegue orientada para as crianças já batizadas. Depois da exortação de quem preside, segue-se a confissão de cada um dos que vão receber o sacramento da Penitência pela primeira vez, e depois a dos outros (catequistas, padrinhos e familiares, se for considerado proveitoso).

O padre ouviu confissões de padrinhos e familiares que desejaram confessar, antes de iniciar a celebração.

Durante a confissão

Selecionar alguns refrãos orantes que possam ser cantados e intercalados com momentos de silêncio, enquanto cada um se confessa.
Cantos escolhidos: Renova-me, Senhor; Perdoai-nos ó Pai; Conheço um coração; Muito alegre; Salmo 51; Senhor, quem entrará?

Ação de graças

No final da Confissão, cantar o Salmo 135.
“Ao Senhor dos senhores...”

Despedida

Todos se retiram.


Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • RICA
  • Apostila da Diocese de Duque de Caxias (RJ).
ALGUNS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO






































































terça-feira, 21 de março de 2017

Encontro sobre o Rito Penitencial com as crianças da Catequese




Nesse sábado, dia 18, tivemos o encontro preparatório do rito penitencial com as crianças que vão receber a Primeira Eucaristia no período pascal. A finalidade desse encontro é preparar para a Celebração Penitencial, "a fim de que  a participação da garotada seja ativa, verdadeira e frutuosa".

Depois de convidar ao silêncio e à oração, com uma rápida motivação, cantamos um refrão adequado ao tempo que estamos vivendo. Com uma breve oração, formulada espontaneamente pela dirigente, demos início ao encontro.

Retomamos à motivação feita antes do canto, explicando o sentido do tempo que estamos começando agora - tempo de preparação próxima para os sacramentos: - Para catecúmenos e catequizandos é tempo de mais intensa preparação espiritual, tempo de “purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador.” (Tempo de iluminação e purificação).

Como os catequizandos vão receber o sacramento do perdão pela primeira vez, durante a celebração, valorizamos isso também na motivação.

Ensaiamos o canto de refrão de entrada da celebração, aquele que foi escolhido para o dia. Lemos o refrão, e perguntamos o que o refrão está dizendo. Ouvimos as crianças e depois frisamos o sentimento que a música e a letra carregam consigo e com que atitude interior deve ser cantado.

Enfim, conversamos com as crianças sobre tudo o que irá acontecer na Celebração do Rito Penitencial, que será na próxima quarta-feira, dia 22, com o nosso pároco, quando haverá a primeira confissão dos já batizados.

Respondemos às dúvidas dos catequizandos e catecúmenos, e lembramos o dia e a hora da celebração. Nesse mesmo encontro, falamos sobre o exame de consciência e demos maiores esclarecimentos sobre a confissão.

Passei para os catequizandos uma folha com o que é necessário para uma boa confissão, e outra com exame de consciência para as crianças, ambos retirados da internet.




Entreguei também, a cada um, um cartãozinho com o Ato de Contrição:





Essa é a minha segunda turminha, e o que constatei é que criança não tem nenhum problema em confessar. Os meus catequizandos estão bem animados para a Confissão! Os que não foram ainda batizados não gostaram nem um pouco quando dissemos que eles não iriam confessar. Uma menina, ao ouvir que não confessaria, fez: Ahhhhhhhhhh!, com uma carinha bem decepcionada! rs

Foi assim o nosso encontro... Foi muito bom!

                                     
Fontes consultadas:
  • Bíblia Sagrada
  • RICA
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Apostila da Diocese de Duque de Caxias (RJ).

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO