Páginas

sábado, 30 de setembro de 2017

Santos Anjos


“O anjo da guarda é um amigo que não vemos, mas que sentimos. Ele nos acompanha no caminho na terra até o céu”.
Papa Francisco

OS ANJOS, MENSAGEIROS DE DEUS! 

Iniciamos o nosso encontro lembrando que hoje, dia 30, a Igreja celebra o Dia da Bíblia. Relembramos a importância da Palavra de Deus em nossa vida.

(Ouvimos a música "A Palavra de Deus", do CD 1 - Para Louvar e Brincar, da Canção Nova).


A Bíblia é a história do amor de Deus pelos homens. Ela foi escrita em épocas diferentes e é muito antiga. Porém, mesmo tendo sido escrita há tanto tempo, tudo o que ela contém se aplica à nossa vida hoje. A Bíblia sempre tem algo para nos ensinar. Ela nos mostra o caminho, nos ilumina, nos dá forças nos momentos difíceis, nos ajuda a compreender o que está acontecendo conosco e o que devemos fazer. Muitos cristãos têm a Bíblia, lêem muitas vezes e a guardam com todo o respeito. Mas também há pessoas que compram a Bíblia e nunca se dão ao trabalho de ler, guardam em qualquer lugar ou então usam como enfeite de estante. Nós não podemos ser assim, podemos?

Depois rezamos a oração do Santo Terço, lembrando que estamos vivendo o Ano Mariano e que no próximo dia 12 estaremos celebrando o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil... Rezamos os dois últimos Mistérios Gozosos, pedindo a intercessão e a proteção de nossa Mãe Aparecida, para as nossas crianças e para o nosso país. 

No final, disse às crianças que podiam ficar com o Terço para rezarem em casa.






Depois passei para a motivação do nosso tema de hoje...



Desde bem pequeninos, nós ouvimos falar nos anjos. "Durma com os anjos" ou "Que o Anjo da Guarda o proteja" são expressões que todos nós ouvimos desde crianças. Ontem, dia 29, a Igreja celebrou o dia dos Santos Anjos. Dia 02 de outubro é o dia do Anjo da Guarda.



A seguir, identificamos os anjos como criaturas do céu que "trabalham" como mensageiros entre Deus e os homens. Expliquei parte por parte a oração do Anjo da Guarda, ressaltando que esse anjo tem uma missão especial, que é a de tomar conta de todas as pessoas, afastando-as do mal e conduzindo-as ao bem.

Falei sobre os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, que são anjos de ordem superior.

Perguntei: Vocês sabiam que os anjos são mencionados mais de trezentas vezes na Bíblia (Antigo e Novo Testamento)?

Por isso, os anjos são muito queridos pelos cristãos e, desde os os primeiros tempos do cristianismo, receberam por parte da Igreja um culto especial. Os anjos tomam conta da alma de todas as pessoas e são mensageiros de Deus, trazendo a nós um pouco da luz divina e levando para o Senhor nossas ações e pensamentos. Os anjos são, portanto, amigos prestativos e fiéis, sempre dispostos a conduzir-nos pelo caminho do bem e da virtude.

Resolvemos algumas atividades, ouvindo a música Santo Anjo.

A seguir, convidei as crianças a agradecer a Deus pelo seu amor, por ter nos dado um anjo da guarda para tomar conta de todos nós, nos afastando do mal e nos conduzindo ao bem, e pelos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, amigos prestativos e fiéis.

Encerrando, rezamos a oração do Santo Anjo e a Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos (Nossa Senhora Aparecida).

Ao despedir, lembrei a turma sobre a Missa das Crianças no próximo sábado, dia 7.

Foi maravilhoso o nosso encontro! Obrigada, Senhor!!!

Ver roteiro completo do encontro na página

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO























































quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Ensinando as Crianças a Rezar o Terço




Desde a semana passada, em nossa oração inicial, estamos pedindo a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida para todas as crianças e para o nosso país. Combinamos de rezar a cada semana dez Ave-Marias, até completarmos os cinco Mistérios Gozosos. Todos participam, e a cada Ave-Maria rezada, uma rosa é passada de mão em mão, prendendo assim a atenção das crianças.

Está sendo muito boa a experiência! Estão aprendendo o que é intercessão, conhecendo e entendendo o significado das orações mais difíceis, como o Creio (ou Credo) e a Salve Rainha.

Precisamos ensinar as crianças a orar! "As orações das crianças são uma fonte de proteção para a comunidade e para a nação. A boa notícia é que é fácil levar as crianças a orar. Encoraje-as a orar hoje e deixe o resto com Deus. É possível que ao fazer isto você esteja se apropriando do mais poderoso exército de oração pela transformação de nossas comunidades, do nosso país e do mundo."  (Blog Rede Mãos Dadas)


Depois da oração inicial, passamos para o nosso tema de hoje - o Batismo, primeiro sacramento de iniciação cristã. Vimos a importância desse sacramento como seguimento a Jesus, como é realizado, significado dos símbolos e o nosso compromisso de batizado, de cristão. (Roteiro do encontro na página Banhados em Cristo Somos Uma Nova Criatura).

Encerrando, agradecemos a Deus porque ele é bom e está sempre conosco, e a seguir, despedi a turma com alegria, lembrando as crianças da participação na missa do domingo, ressaltando que o domingo é o Dia do Senhor, e que Jesus nos espera na Santa Missa.


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





































































































































quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pedindo a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida no Ano Mariano

12 de outubro é uma data muito importante para nós brasileiros! Esse dia é marcado não só pela alegria das crianças, mas pela fé do povo brasileiro em sua padroeira: Nossa Senhora Aparecida! Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil e a data comemorativa ocorre no dia 12 de outubro, feriado nacional.

Em 12 de outubro de 2016 teve início ao ano dedicado a Maria. O Papa Francisco e a CNBB oficializou para o Brasil, que a partir daquela data estamos vivendo um Ano Mariano, cujo encerramento ocorrerá em 12 de outubro de 2017, com a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba.
De acordo com o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, o período convida à população a voltar o coração para Nossa Senhora. “É um ano para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje”, enfatizou.

História do encontro da imagem - Três pescadores, de nome Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, moradores das margens do rio Paraíba, em Guaratinguetá, estavam pescando em suas canoas, sem conseguir pescar nenhum peixe, depois de longas horas de esperança e inúteis tentativas.
Lançando, João Alves, mais uma vez a rede na altura do Porto de Itaguassu, retirou das águas o corpo de uma imagem, sem a cabeça, e lançando mais abaixo de novo a rede, colheu também a cabeça. Envolveu-a em um pano e continuou a pesca. Desde aquele momento, foi tão grande a pescaria, que em pouco tempo encheram as canoas e tiverem que suspender a pesca para não naufragarem.
Eram fatos extraordinários: o encontro da imagem, o encontro da cabeça, enfim a pesca abundante. E os pescadores começaram a rezar todos os dias preces diante da imagem, pedindo e agradecendo favores e graças. Era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, chamada por todos de "Aparecida".
Em 1743 começaram a construção de uma grande igreja, só terminando em 1745. Os romeiros cresciam dia a dia. Em 8 de setembro de 1904, o Papa mandou coroar a Virgem Aparecida. E no dia 16 de julho de 1930, o Papa proclamou a Virgem Aparecida padroeira principal do Brasil.
Neste Ano Mariano, vamos intensificar nossas orações pedindo a intercessão e a proteção de nossa Mãe Aparecida para o nosso país!

Oração a Nossa Senhora Aparecida


“Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, aos vossos pés vos pedimos para que olheis por nós. Quisestes aparecer no rio Paraíba para pertencer a nossa terra e ser a cor e identidade dos brasileiros. Cremos que sois nossa mãe e companheira, aquela que alivia nosso fardo, libertando os escravos do pecado e convertendo quem coloca os filhos de Deus sob o jugo da maldade. Pedimos, Senhora Nossa, que abençoeis estes vossos filhos que pedem a vossa intercessão e proteção. Toma conta de nossa vida, liberta a nossa família, protege nosso trabalho. Faça de nosso querido país uma pátria de amor e justiça. Dai-nos a esperança de sermos contados como filhos e filhas do Pai, herdeiros da alegria e da graça que desce abundantemente do céu. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós e salvai o Brasil. Amém.”