Páginas

domingo, 25 de junho de 2017

Sobre o Sagrado Coração de Jesus...

"Conheço um coração tão manso, humilde e sereno...Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos..."
Apelo de Jesus feito, em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira, depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus), seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
CONHECENDO O AMOR DE JESUS...
Logo que chegamos, apresentei às crianças a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Falei um pouco sobre o símbolo que salta aos olhos nesta representação divina, que é o Sagrado Coração de Jesus fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós. É uma maneira de Jesus falar: "Eu amo você. Meu coração bate forte por você." Foi o próprio Jesus quem disse que "Não há maior amor do que dar a vida por quem se ama". Esta imagem é uma maneira de Jesus Cristo gritar para todos nós que ele nos ama infinitamente. E ama a cada um pessoalmente, como se não houvesse mais ninguém neste mundo.
Convidei as crianças para colocarmos no Sagrado Coração de Jesus a nossa vida, a nossa família, os nossos amigos, o nosso encontro...
Depois de rezarmos, já na sala, fizemos uma dinâmica: "O (A) rei (rainha) escolhe sua côrte." A seguir, comentamos sobre a dificuldade de lembrar o nome de todos os amigos, pois é na convivência do dia-a-dia que nos conheceremos melhor. Assim será também com Jesus, nosso melhor amigo (lembramos da experiência que fizemos com a água, na semana passada).
Assim como, a cada dia, vamos conhecendo melhor nossos amigos da vizinhança, da escola, da catequese, é preciso conhecer Jesus, aos pouquinhos, com carinho e amor. É o que vamos fazer durante este tempo de Catequese. A cada encontro vamos descobrir sua bondade, seu amor para conosco. E nós também vamos deixar que Ele entre em nossos corações, sem perdermos nada (comparando com o derramar água da água da experiência).
Relembramos o nosso último encontro e, em seguida, passei a explicar às crianças sobre a origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: tiapaulalimeira.blogspot.com
Santa Margarida Maria foi uma criança como vocês, e quando ela cresceu se tornou freira. Ela amava Jesus com todo seu coração e todas as coisas difíceis que aconteciam em sua vida ela aceitava por amor a Jesus. Um dia Jesus pediu a Santa Margarida Maria que O ajudasse a fazer com que as pessoas conhecessem Seu imenso amor, porque Jesus viu que o mundo O esquecera e não O amava mais.
O amor de Jesus é tão grande que, ainda que muitos se esqueçam Dele e não O queiram, Ele permanece nos amando, nos perdoando e quer que sejamos seus amigos.
Jesus continua conosco num pedacinho de pão, a Eucaristia, para assim podermos visitá-Lo no sacrário e para O recebermos na Comunhão. Jesus nos ensina a amar os sacerdotes, pois eles consagram o pão, que é Jesus, e nos ajudam a limpar nosso coração para recebê-Lo. Jesus quer viver em nosso coração!
Com Jesus em nosso coração somos tão felizes que outras crianças também vão querer ser amigas de Jesus!
Nós também podemos adorar o Coração de Jesus e lhe dar todo o nosso amor, assim como fez Santa Margarida Maria. Adorar Jesus é amá-Lo muito. Podemos mostrar-Lhe o quanto O amamos diante Dele quando está no sacrário ou no altar, rezando pelo Papa e pelos sacerdotes, contando a Jesus como estamos nos sentindo e Lhe pedindo para que todas as crianças e os adultos também, sejam seus amigos.
Jesus é o nosso melhor amigo! Ele nos fala ao coração, por isso é importante fazer silêncio para poder escutar o que Ele diz. Quando estamos junto a Ele, além de escutá-Lo, podemos falar com Ele, contar o que acontece na nossa casa, na escola, agradecer pelas coisas boas e pedir que Ele nos ajude a amá-Lo como Ele nos ama. Também podemos pedir perdão pelos nossos pecados e prometer que vamos fazer boas ações para alegrar o seu coração.
Jesus nos ama tanto que, quando estava morrendo na cruz, nos deu a sua mãe. Sim! A mãe de Jesus é nossa Mãe do Céu.
Jesus quer que adoremos o Seu Sagrado Coração, mas também quer que amemos o Imaculado Coração de Maria e que façamos isso pedindo-Lhe pelas pessoas que não O amam e não Lhes conhecem, para que todos possam conhecê-Los e amá-Los.
Maria, nossa Mãe do Céu também tem um coração cheio de amor por nós. Ela nos leva até Jesus. Maria nos acompanha quando rezamos, nos ajuda a sermos melhores para podermos dar o nosso coração, cheio de amor, para Jesus quando vamos visitá-Lo no sacrário.
Jesus e Maria querem que os ajudemos! Vocês aceitam ajudá-los?
Depois de tudo o que aprendemos, vamos dizer algo que queremos dizer para Jesus e Maria.
Nos despedimos de Jesus dizendo: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós! E a Maria saudamos dizendo: Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





































sexta-feira, 23 de junho de 2017

O homem que Deus escolhe!



O que Deus faz com os seus escolhidos... Amo esse texto, do livro "Tudo Sobre Sonhos", de James Ryles!  

O homem que Deus escolhe


Quando Deus quer disciplinar um homem,
e quebrantar um homem, e habilitar um homem;
Quando Deus quer moldar um homem
para que use o que tem de melhor;
Quando Ele deseja de todo o coração
tornar o homem grandioso e ousado
de tal modo que o mundo fique admirado -
Veja o que Ele faz,
veja como o faz!
Como Ele aperfeiçoa sem compaixão
a quem Ele escolhe, como se fosse o maior!
Como Ele o martela, como o machuca,
e com poderosos golpes o cutuca,
dobrando-o,
modelando-o,
num vaso de barro que somente Deus entende.
O seu aflito coração chora
e levantando as mãos, implora!
Deus dobra, não quebra jamais
quando retira algo do homem.
Muito Ele usa a quem tem amor.
O Senhor tem um alvo que não se compreende,
mas tudo o que faz leva o homem
a experimentar o seu grande esplendor!
Deus sabe o que faz!

                                                                                            (Anônimo)

sábado, 17 de junho de 2017

Quem é Jesus?


"CONHECER a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; TÊ-LO encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e FAZÊ-LO conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria." (DA 29)


Iniciei o nosso encontro mostrando a caixa que preparei e dizendo aos catequizandos que ali estava um presente maravilhoso. Falei que é o melhor presente do mundo e que qualquer pessoa pode recebê-lo, basta querer. Pode ser criança, adulto, idoso... Eu ganhei esse presente e quero que eles também o recebam. Pedi que um a um fosse até o presente, levantasse a tampa e olhasse o que a caixa continha e, em seguida voltasse para o seu lugar sem contar o que tinha visto. 


Depois que todos viram, perguntei se gostaram do presente. Todos disseram que sim!!! Então quis saber o que viram na caixa... Depois de todos falarem, passei a desenvolver o tema do encontro. 

Por mais que eu goste de receber presentes e ame presentear, sei que nenhum presente jamais poderá ser comparado ao que Deus nos deu. Jesus é o presente de Deus para mim e para você... É um Presente para toda a humanidade! Esse Presente é a nossa esperança! Disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Vida abundante é mais que a vida aqui na Terra, é vida eterna. Jesus é o presente da salvação e garantia de vida eterna no céu. 

E mais, Jesus é a paz, a luz, o caminho, verdade, vida, alegria, direção e a única fonte que sacia a nossa sede. Quando precisamos de um amigo, Jesus é esse amigo que nunca nos falta. Ele é nosso abrigo, refúgio, proteção e socorro em tempos de aflição. E quando estamos felizes, Jesus está ao nosso lado, se alegrando com as nossas vitórias!  

Continuando, lembrei os catequizandos da cartinha que a menina Ana Maria escreveu para o Papa, em que perguntava por que tinha que ir à Catequese, ao que o Papa respondeu que quando temos um amigo, queremos conhecê-lo bem, queremos saber da sua vida... E que as crianças vão à Catequese para conhecer o nosso melhor amigo: JESUS! E por isso nós estamos aqui... Para conhecer Jesus, saber tudo sobre a vida do nosso grande amigo!

Encontramos em vários lugares frases sobre Jesus: em carros, anúncios, na Internet, nomes de igrejas. Comentei as frases que levei em faixas de cartolina (Só Jesus salva; Jesus é meu pastor; Jesus Cristo é o Senhor; Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias; Jesus é a solução). Perguntei se conheciam mais alguma frase e deixei que falassem.

A seguir, indaguei: QUEM É JESUS PARA VOCÊ? 

Depois de ouvi-los, retomei às frases que levei e às outras que foram faladas, para explicar que Jesus é visto de formas diferentes de acordo com o que cada um espera dele, por exemplo: "Jesus é o Senhor" - ver Jesus como "senhor" significa que ele é alguém muito importante para nós. O que queremos dizer quando chamamos nossos pais de senhor e senhora? (esperar que respondam). Senhor e senhora são palavras que expressam respeito para com a pessoa com a qual falamos. Jesus recebeu o título "Senhor" e outros mais. No Evangelho de Mateus um dos principais títulos de Jesus é "Messias" (Cristo).

Um dia, Jesus perguntou a um dos seus amigos que Ele era. Vamos escutar o que este amigo respondeu?

"Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista, outros Elias; outros ainda Jeremias ou alguns profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". (Mt 16, 13-16)

Expliquei as palavras principais que aparecem no texto e também porque muitos diziam que Jesus era João Batista, Elias, profetas, Cristo.

Jesus amava a todas as pessoas e tinha muitos amigos. Alguns destes amigos conviviam com Jesus todos os dias e um destes era Pedro. Jesus conhecia muito bem todos os seus amigos e queria que eles também o conhecessem. Por isso, fez esta pergunta para ver se seus amigos já sabiam direitinho quem Ele era. E Pedro respondeu que Jesus era o "Messias, o Filho de Deus vivo".

E nós, como aqueles discípulos, somos também amigos de Jesus. E Jesus quer que o conheçamos, não só de ouvir falar, mas de sentir a sua presença, de ter intimidade com Ele... Ele quer nos ouvir e quer que ouçamos a sua voz falando ao nosso coração e nos revelando seus planos para a nossa vida. Ele quer que todos nós experimentemos o seu grande amor!

Em seguida, convidei as crianças para mais uma dinâmica. Pedi que um catequizando fosse rapidamente até a uma mesa e enchesse um dos copos de água o mais rápido possível. Depois que terminou, convidei uma menina para encher o outro copo, aos pouquinhos, com mais cuidado. Terminada a dinâmica, comentamos sobre as duas situações experienciadas: a do catequizando que tentou encher o copo muito depressa, sem cuidados, derramando a água; e a da catequizanda que fez com cuidado e conseguiu encher o outro copo com água sem derramá-la.

Expliquei que, assim como, a cada dia, vamos conhecendo melhor nossos amigos da vizinhança, da escola, da catequese, é preciso conhecer Jesus aos pouquinhos, com carinho e amor. É o que vamos fazer durante este tempo de Catequese. A cada encontro vamos descobrir sua bondade, seu amor para conosco. E nós também vamos deixar que Ele entre em nossos corações sem perdermos nada (comparando com o derramar da água da experiência).

Jesus nos convida a seguir os seus passos nos caminhos que nos levam ao bem. Queremos conhecer mais a Jesus e sua proposta para nós?

Encerrando, de mãos dadas, rezamos juntos: "Jesus, nós somos a tua turminha. Somos teus amigos e estamos na Catequese para te conhecer aos pouquinhos. Por isso, estamos muito contentes. Obrigado, Jesus!"

Convidei as crianças para, durante a semana, rezar pelos coleguinhas da Catequese.




Aprofundamento para o(a) catequista

  • O termo "Cristo" é a tradução do termo "messias" que significa "ungido". Eram ungidos com óleo os homens a quem Deus confiava uma missão ou tarefa especial em relação ao seu povo. O rei era considerado um "messias" porque se acreditava que através dele Deus iria salvar o seu povo. Um dos reis mais importantes foi o rei Davi, por isso o povo pensava que sua salvação iria vir através de um descendente de Davi que o libertaria de toda a opressão, derrubando os inimigos. Jesus é o messias esperado, mas não como o povo imaginava, pois eles queriam um "messias" que os salvasse do poder do império romano que dominava na época. Pedro reconhece  Jesus como "Cristo", mas Jesus o proíbe de anunciar isto para os outros. Jesus agiu desse modo para que o povo entendesse primeiro de que maneira ele era o Messias, pois todos esperavam que Jesus fosse um Messias com poder e autoridade. Ele era, ao invés, um Messias que não vinha sentar-se no trono e nem era um comandante de exército.
  • João Batista é um homem de Deus. Ele anuncia ao povo que a vinda do Messias está próxima, por isso é preciso que o povo converta o coração e mude de vida. E como sinal da conversão João dizia que era necessário o batismo para que Deus perdoasse os pecados. O povo confunde João Batista com Jesus, porém os dois são bem diferentes. João anuncia a vinda da salvação e seu batismo é sinal da conversão, da mudança de vida, mas não realiza a salvação. Jesus traz a salvação porque ele é o salvador.
  • Elias viveu muitos anos antes de Jesus. Elias foi o maior profeta para o povo judeu porque ele era um homem extremamente obediente a Deus e tinha uma grande fé. Ele realizou alguns feitos grandiosos: profetizou ao rei Acab uma seca de três anos; foi alimentado por corvos, durante toda a sua permanência naquele local isolado; multiplicação a farinha e o azeite da viúva de Sarepta; ressuscitou o filho da viúva; caiu fogo dos céus e Elias orou para que chovesse etc... Jesus também realizou muitos milagres, era obediente a Deus, mas era mais do que um profeta.
  • Os profetas apareceram nos momentos mais difíceis da história do povo da Bíblia: quando foram surgindo a monarquia, os reis e a falsa religião a serviço do poder dominante. A partir da experiência vivida pelo profeta ele anuncia o amor de Deus apelando à conversão e denuncia o mal e a infidelidade do povo.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO