...

...
...

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Amor a Deus



Objetivos:
  • Compreender o que é amar a Deus sobre todas coisas.
  • Entender qual o lugar que Deus deve ocupar na nossa vida.
  • Refletir sobre como estamos respondendo ao amor do nosso Deus que nos ama tanto e que está sempre perto de nós, e o que estamos fazendo para demonstrar nosso amor.

Ambiente:
  • Crucifixo, Vela, Flores

Recursos:
  • Cartaz com os dons do Espírito (estamos na véspera do Domingo de Pentecostes).
  • Cartaz para a dinâmica dos mandamentos.
  • Lembrancinhas de Pentecostes.


1. Acolhida e Oração Inicial

  • Acolher as crianças com alegria. Cantar música bem animada.
  • Criar clima favorável para rezar. Fazer o sinal-da-cruz, lembrando que rezar é conversar com Deus.
  • Motivar: Para rezar é preciso preparar o corpo e a alma, fazer alguns “exercícios” de relaxamento pode ajudar. Vamos fazer essa experiência?
Experiência de oração Inaciana - Por Ângela Rocha (Catequistas em Formação).

 - Todos, sentadinhos mesmo, coloquem os dois pés firmemente no chão e  fechem os olhos...
- Coloquem as mãos nos joelhos... respirem fundo... uma, duas, três vezes...
- Sintam a energia de vocês, que vem lá da ponta dos pés, subindo, subindo... agora está nos joelhos... subindo pelo estômago, pelas mãos... sinta chegar ao coração, aos pulmões... aos ombros... e sinta todo o peso sair deles...
- Sinta... você está leve... respire fundo, pausadamente...  Levante as mãos... pressione um pouquinho os polegares contra os ouvidos, escute a sua respiração... o silêncio do seu coração...
- Agora, ainda de olhos fechados, baixe as mãos...
- Vamos levar a Deus os nossos pensamentos, contar a ele o que vai em nossos corações, nossos medos, nossas culpas... vamos pedir perdão... e pedir a Jesus que nos ajude a ser melhor... e Ele perdoa... e nos dá essa graça e afirma que não nos abandonará nunca!
- Agora agradeça e lembre de tudo de bom que Deus colocou em sua vida e louve, louve silenciosamente a Deus, agradeça o dom da vida... e bem devagar, saboreando cada palavra, sentindo cada frase, vamos rezar o Pai Nosso.
Pai nosso, que estais nos céus...
- Agora, bem devagar, abrindo os olhos, esticando os braços, espreguiçando, levantando... remexendo tudo e dando aquele sorriso... Vamos lá? Vamos fazer um encontro maravilhoso? 
  • Antes de iniciar o nosso tema de hoje, falei com as crianças sobre a Solenidade da Festa de Pentecostes. Lembramos o que é Pentecostes e quem é o Espírito Santo.
  • Cantamos a música "Vem, vem, vem Espírito Santo..."  
  • Depois fizemos uma encenação sobre duas crianças muito diferentes uma da outra, em que cada uma tinha uma forma de viver (fiz uma adaptação numa ideia que copiei da Blog Grupo de Oração Mãezinha do Céu). Convidei duas meninas para representá-las, enquanto eu narrava a história. Foi muito legal! "É muito importante as crianças saberem desde pequenas a importância da intimidade com o Espírito Santo. Ele é nosso amigo e é quem nos conduz na caminhada. Desde pequenos já devemos aprender a ouvi-lo e a conversar com Ele."

2. Anúncio do tema

(Fazer memória do encontro passado).


  • Relembramos no encontro passado a história do povo que no deserto recebeu de Deus dez mandamentos para segui-lo fielmente e vimos que para que continuasse esse seguimento,  Jesus deu o novo mandamento do amor. Vocês ainda se lembram desse mandamento? Alguém lembra quais são os dez mandamentos ou algum deles?


  • Jesus nos ensina que para segui-lo é preciso observar os mandamentos  e praticá-los, pois quando amamos o outro como amamos a nós mesmos, queremos para o outro tudo o que queremos para nós mesmos e assim partilhamos o que temos.  Aprendemos também no nosso último encontro que  Jesus resume os dez mandamentos em dois: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento” e “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mais quais são os dez mandamentos? (Ler Êxodo 20,1-17).



  • Nos dez mandamentos , os três primeiros falam do amor a Deus e hoje a Igreja apresenta para nós dessa forma:


       1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
       2) Não tomar seu santo nome em vão.
       3) Guardar domingos e festas de guarda.


  • Os outros sete mandamentos que falam do amor ao próximo são:


       4) Honrar pai e mãe.
       5) Não matar.
       6) Não pecar contra a castidade.
       7) Não furtar.
       8) Não levantar falso testemunho.
       9) Não desejar a mulher do próximo.
     10) Não cobiçar as coisas alheias.



3. Leitura da passagem bíblica: 1Jo 4,7-16


    Compreendendo o texto:

  • O que a Palavra fala para mim, para nós?
O texto bíblico que ouvimos nos convida ao amor.

Jesus disse que o primeiro e mais importante mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento”. Neste mandamento encontram-se os três primeiros mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar seu santo nome em vão e guardar domingos e festas de guarda.

Em nossos encontros estamos conhecendo a cada dia quem é Jesus Cristo e seus ensinamentos. Jesus nos apresenta Deus, seu Pai e nosso Pai, e como ele nos ama. Tudo o que Jesus faz é com a presença o Pai e a força do Espírito Santo que os une. A um Deus que nos ama tanto só podemos amar com todo o nosso coração. Não vemos com nossos olhos a Jesus, ao Pai e o Espírito Santo, mas acreditamos, temos fé, a certeza de que Deus está sempre perto de nós. Como nós respondemos a esse Deus que nos ama e que está sempre perto de nós? O que fazemos para demonstrar nosso amor? Jesus nos diz que Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida. O que isso significa? Às vezes colocamos outras coisas em primeiro lugar e deixamos Deus de lado. O que é mais importante em sua vida? Deus está em primeiro lugar? Há pessoas que colocam em primeiro lugar o celular, o notebook, o facebook, a internet, o dinheiro, o poder etc. e deixam Deus de lado. Nem sempre essas pessoas são tão felizes, porque falta Deus em seu coração e conduzindo a sua vida.

Quando uma pessoa ama, respeita a outra. Para o povo judeu até o nome de Deus é santo, por isso precisa ser respeitado. Não devemos usar o nome de Deus para justificar nossas ações.

Quando uma pessoa ama procura sempre estar perto de quem ama. Quando essa pessoa está distante, em outro lugar procuramos manter uma relação através de e-mail, facebook, carta, mensagem. Como podemos manter uma relação com Deus? Uma das formas é a oração. A oração pode ser pessoal ou comunitária. Desde o início Jesus nos ensinou a rezar. A Igreja sempre se reuniu para rezar. Vocês lembram que nós vimos que o domingo se tornou o dia da reunião dos cristãos após a ressurreição de Jesus? Por isso o domingo é muito importante para nós. É o dia de celebrarmos juntos a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Há outros dias festivos além dos domingos que os cristãos são convidados a estar juntos para celebrar: a quarta-feira de cinzas, o tríduo pascal, o natal etc.


4. Atividades

Objetivo: Levar a criança a refletir sobre cada mandamento de forma recreativa e dinâmica.

Coloque os catequizandos em círculo. Pegar um bola (de aniversário) e pedir as crianças para passarem de mão em mão enquanto a música não para. Parando a música, quem estiver com a bola na mão será convidado a pegar um objeto dentro de uma sacola (a criança não pode saber o que tem dentro da sacola para que não possa escolher o objeto).
No centro da sala terá um papel grande com espaço para que seja colocado um objeto em cima de cada mandamento.


Objetos: Coração, palavra DEUS, cruz, imagem da Sagrada Família, palavra VIDA, anjo, Bíblia, terço, vela, camisa religiosa. Para o pecado temos: guarda-chuva e óculos escuro.

A criança deverá escolher em qual mandamento colocará o objeto e por que fez esta escolha. Os objetos já estão em ordem. Mas pode acontecer da criança escolher outro lugar para ele. O catequista deverá ficar atento e sempre associar o mandamento com o objeto. Ao final, fazer uma oração pedindo a Deus para nos ajudar a viver os mandamentos.

Fonte: Blog Catequese com crianças

Obs: Os objetos estão na ordem da sequência dos quadrinhos, porém, tivemos dúvidas sobre o que queria dizer alguns objetos, por exemplo, a Bíblia, o terço e a camisa religiosa. Penso que a Bíblia ficaria muito melhor em "Não levantar falso testemunho". Na próxima vez vou trocar alguns objetos.


5. Oração Final e encerramento

  • Motivar: Com a mão no coração e olhinhos fechados vamos rezar: 
  • "Espírito Santo, vem tocar meu coração. Vem, Espírito Santo, me ajudar a caminhar ao seu lado todos os dias, me ajudar a ti ouvir e a sempre ser uma criança melhor." (Cantar: Vem, vem, Espírito Santo...).
  • Rezar uma Ave-Maria, pedindo à nossa Mãezinha do Céu que interceda por todos nós e nos ajude a ser assim como ela, cheios do Espírito Santo!
  • Motivar a turma para o próximo encontro.































































































































































quinta-feira, 2 de junho de 2016

Coroação de Nossa Senhora - Maio 2016


Encerrando o mês de maio, mês dedicado a Maria, na missa das 19:00h, as crianças da catequese coroaram a imagem de Nossa Senhora...  Uma singela e comovente homenagem dos pequeninos à nossa Mãezinha do Céu!  Foi um momento de graça e bênção em nossa Comunidade. Que Nossa Senhora interceda por cada um de nós, seus filhos!



A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, pois ele olhou para a humildade de sua serva; por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque o Todo Poderoso realizou em mim maravilhas e santo é o seu nome.
Seu amor se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem; manifestou o poder de seu braço, desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou dos tronos os poderosos e exaltou aos humildes. Saciou de bens aos famintos e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, recordando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.




ROTEIRO DA COROAÇÃO


TEMA: MILAGRE DO TERÇO


1ª parte

Música: Ave Maria
  • Duas meninas vestidas de anjo, entram, de mãos postas, e se posionam na subida do altar (cada uma de um lado);
  • Em seguida, entra outra menina, levando a bandeira nacional e a coloca próximo ao altar, entre os dois anjos.
  • A menina que levou a bandeira se posiciona para coroar a imagem no momento oportuno.
  • Entram cinco meninos levando um grande terço e o colocam em cima da bandeira. A seguir, sobem para ficar junto com a menina que vai coroar.
  • Os dois anjos os seguem e se posicionam também próximo à imagem da Santa.

2ª parte

Música: Coroação da Virgem Maria
  • Terminada a música Ave Maria, seguindo a letra da música, vão entrando as demais crianças:
     - quatro meninas, com lenços brancos representando as nuvens brancas;
     - uma menina leva o manto;
     - quatro meninas levam as rosas;
     - duas meninas levam os lírios brancos;
     - duas meninas as folhas de oliveira;
     - três meninas levam os terços;
     - uma menina leva o cetro.
  • Obs: Eu coloquei meninas levando as ofertas porque nós temos mais meninas. Mas pode ser também meninos.
  • No final da música, a menina que levou a bandeira coroa Nossa Senhora.


3ª parte

Música: Milagre do Terço, de Gabriele Trovo
  • Depois da Coroação, as crianças cantaram juntas essa música linda, de   Gabriele Trovo.

Vídeo da Coroação: 

https://www.youtube.com/watch?v=UP9-0LleY3Y





NO SALÃO PAROQUIAL, NOS PREPARANDO 
PARA A COROAÇÃO
































NA PORTA DA IGREJA, AGUARDANDO O MOMENTO DA ENTRADA











ENTRADA DOS ANJOS






























































































































































































Obrigada, Senhor! A Ti, toda honra, toda glória e louvor!


Obrigada, Mãezinha do Céu, por seu amor, por seu carinho, por 
estar sempre nos mostrando o caminho do seu Filho Jesus! 
Obrigada por cuidar de nós, Mãezinha!