...

...
...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Encontros de Preparação Para o Natal Com as Crianças da Catequese - 2016


Roteiro utilizado:
Do Livro NATAL COM AS CRIANÇAS 2016
UM MENINO NASCEU E O MUNDO MUDOU!
Padre Paulo Júnior Silva Leão, C.Ss.R.
Scala Editora 

Iniciamos os nossos encontros duas semanas antes do Natal; os quatro primeiros, nas  casas dos catequizandos e, o quinto dia, que é a celebração, fizemos na igreja, junto ao Presépio.
Junto com os familiares e alguns coleguinhas que convidaram, rezamos, cantamos, conversamos... e em todas as casas teve lanchinho para a garotada!
As crianças participam com alegria... E eu amo esses encontros em suas casas, porque é uma oportunidade para ficarmos mais próximos de suas famílias. 
No primeiro encontro, que fala sobre o grande amor do Pai do Céu que nos deu seu Filho Jesus, numa oportunidade, falei para as crianças e seus familiares que quem ama sempre encontra algo para doar aos outros. Então, como gesto de amor, motivei-os a escolher uma ação ou atitude para dizer que acreditamos em Jesus. Lembramos que no ano passado, como gesto concreto de solidariedade, fizemos um Chá de Bebê para Jesus, e arrecadamos muitas roupinhas e alguns objetos úteis para um recém nascido, e depois doamos para uma mãe de uma comunidade carente de nossa Paróquia. 
Convidei então o grupo a apresentar um ideia para esse ano, e todos concordaram em fazermos uma Cesta de Natal para ser doada a uma família carente, que podia ser indicada por qualquer um dos participantes.
No terceiro encontro, como gesto de amor, sugeri que cada um escrevesse uma cartinha ao Menino Jesus dizendo o quanto ele é importante em nossa vida e outras coisas mais que quisessem falar. Combinamos que essa cartinha podia ser entregue na celebração.
No quarto encontro, já tínhamos arrecadado muitos alimentos, e por providência divina, uma senhora pediu trabalho na casa da mãe de um catequizando, dizendo que estava precisando muito comprar comida para seus filhos. Então, de acordo com todos, a cesta foi doada para essa família (fotos no final da página).






NOSSOS ENCONTROS


Primeiro encontro: UM MENINO NASCEU PARA NÓS!

O Natal de Jesus se aproxima! Começamos a nos preparar para esse momento... Faremos como uma caminhada, onde cada encontro será um passo em direção ao presépio, para ver o que tem de especial o Menino que nasceu para nós. Enquanto caminharmos, a Palavra de Deus vai nos guiar, principalmente com as palavras do Profeta Isaías.





















































Segundo encontro: ELE VEM PARA SALVAR A TODOS 



Hoje descobrimos que a salvação de Jesus acontece no mundo por meio daquilo que seus seguidores fazem.

O Menino Jesus é um grande exemplo de simplicidade no presépio. Ele nos ensina que a humildade e o amor são a solução para a nossa vida. Acolher Jesus e seguir seus ensinamentos no dia a dia é uma luz que nos ajuda a resolver nossos problemas.

Jesus Cristo é a nossa salvação! Mas isso não quer dizer que ele vai tirar os nossos problemas com um toque de mágica. A salvação acontece em nossa vida quando fazemos aquilo que ele nos ensinou. Quando nos unimos para buscar novos caminhos para nós.

























































Terceiro encontro: SUA LUZ ILUMINA NOSSA VIDA



O Profeta Isaías fala sobre a chegada de Jesus que vem trazer a verdadeira luz ao mundo. Com Jesus podemos ver bem as coisas, porque quando experimentamos o seu amor a nossa vida é transformada para melhor.

Aquilo que Jesus ensinou é a luz que vem para dar às pessoas a possibilidade de mudar a história. Quem tem Jesus em sua vida, vive com esperança e com alegria. A fé nos dá uma vida nova.






































Quarto encontro: DE MARIA VEIO O SALVADOR

No encontro de hoje, rezamos o Terço da Alegria (uma rosa era passada de mão em mão, pelos participantes quando cada um rezava a Ave Maria). Esta oração é para conhecermos a vida de Jesus, no qual somos membros da família de Deus. Jesus é o Filho amado do Pai do Céu. Nele também nós somos amados por Deus que é o nosso Pai. Acolher o amor de Deus é transmiti-lo ao irmãos e irmãs como Nossa Senhora fez. Peçamos a Maria, nossa Mãezinha, que nos ensine a cumprir nossa missão de discípulos missionários de seu Filho Jesus.
Jesus é a luz do mundo que muda a nossa vida. Como gesto de amor, vamos escrever uma cartinha dizendo ao Menino Jesus o quanto ele é importante em nossa vida. 



Preparamos essa caixinha para ser colocada no Presépio, com as nossas cartinhas, no dia da celebração.










































Preparação para o Natal - Celebração
MARIA DEU Á LUZ UM MENINO QUE MUDOU O MUNDO

Hoje, junto ao Presépio, celebração com as crianças da catequese que participaram dos encontros de preparação para o Natal, e dos seus amiguinhos que eles convidaram para esse momento. Rezamos, cantamos e colocamos no Presépio nossas cartinhas para Jesus.
Motivei as crianças para a Consagração à Nossa Senhora: Maria é a nossa Mãezinha que nos conduz para Deus. Ela nos traz Jesus e nos conduz sempre para ele. Estivemos sempre muito bem amparados pela companhia dela durante estes dias. Ela nos leva para a cena bonita do presépio. Contemplemos a nossa salvação na forma doce e humilde de uma criança. E nos consagremos a Jesus pelas mãos de sua Mãe. A seguir, cantamos nos consagrando inteiramente à nossa Mãezinha do Céu.
Encerramos desejando que o amor do Menino Jesus sempre esteja em nosso coração, e partilhando o abraço que nos une na fé.

Depois chocolate para todos! 

































































































































NOSSO GESTO CONCRETO: 
ENTREGA DA CESTA DE NATAL

















A senhora com seu filhinho e as crianças da Catequese que fizeram a entrega da Cesta de Natal.





                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
                                     
                                                  






                                                                                                                                                                                                                                                                    



                                                       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
























   







Nenhum comentário:

Postar um comentário