...

...
...

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nossa Gincana Bíblica

Ontem fizemos uma pequena gincana bíblica. As crianças dividiram-se em duas equipes e a seguir, escolheram um líder. No quadro, coloquei dentro dos envelopes dez perguntas (foram trinta no total, pois fizemos três rodadas). Cada equipe escolhia um número, se acertasse, ganharia 10 pontos. Se não acertasse ou não soubesse, podia passar a pergunta para a outra equipe. Havia uma regra: Se algum dos componentes conversasse assunto que não fosse da gincana ou ficasse em pé, a equipe perderia 10 pontos. No final, a equipe que fez mais pontos foi a vencedora.

Nossa, foi muito legal! As crianças participaram ativamente e com muita alegria. 

Antes, quando chegamos, após a acolhida, motivei a turma para a oração: "Mais um vez nos reunimos para acolher a Palavra de Deus e atender ao chamado que Jesus nos faz. Vamos começar dizendo a Jesus que estamos contentes de estar aqui na presença Dele. Cada um poderá dizer uma prece de agradecimento ou louvor. Depois todos diremos: Obrigado, Senhor!" 

Como ainda estão um pouco tímidos para as orações espontâneas, expliquei que orar é conversar com Deus de maneira simples, natural... que não precisamos de palavras difíceis, pois estamos conversando com o nosso melhor amigo. Dei exemplos de orações de agradecimento, de louvor... Alguns se animaram e agradeceram pela família, pela escola, pela catequese... Depois cantamos a musiquinha da Palavra de Deus, do CD Cantinho da Criança, da Canção Nova: "Quando eu não sei o que fazer, e nem por onde andar, o que pode acontecer, quem irá me ajudar? É a Palavra de Deus que me guiará... ".

A seguir, disse-lhes: Estamos no mês da Bíblia. Vamos ler, pensar e conversar mais uma vez sobre esse livro, que não é um livro qualquer, é um livro muito especial: A Bíblia Sagrada.

A Bíblia não é como qualquer outro livro que nós lemos e deixamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela, Deus fala às pessoas. A Bíblia nos orienta, nos mostra o caminho de Deus e nos ensina como viver conforme o seu esejo. A Bíblia foi escrita por diferentes autores, em diferentes épocas. É chamada de Sagrada porque foi inspirada por Deus. Ela é composta por vários livros organizados em duas partes: O Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Relembramos rapidamente o que já aprendemos sobre a Bíblia. No final, disse às crianças: Depois do que ouvimos, vamos pensar um pouco sobre o que a Bíblia significa para nós (deixei que falassem). 

Agora, para mostrar nosso respeito pela Bíblia, vamos formar uma fila: Uma criança vai carregar a Bíblia e colocá-la sobre a mesa. Outra levará o crucifixo, as flores e uma portará a vela. Arrumaremos a mesa da maneira mais bonita que pudermos.

Arrumada a mesa, convidei os catequizandos a se organizarem numa procissão e que, um a um, colocassem a mão sobre a Bíblia e fizesse uma prece em agradecimento por estar na Catequese, aprendendo sobre a Palavra de Deus.

- Vimos muitas coisas a respeito da Bíblia e declaramos o nosso amor pela Palavra de Deus. Agora é o momento de um grande desafio! Vamos participar de uma Maratona Bíblica? Ah! Mas antes é preciso que estabeleçamos algumas regras para garantir que todos fiquem em condições de igualdade, não é mesmo? (Combinar as regras).




Para a equipe vencedora, dei como prêmio uma caixa de bombons, pedindo que fossem divididos igualmente entre todos (inclusive entre os da equipe que fez menos pontos).



Essa foi muito fácil! Na próxima as perguntas serão mais difíceis... rs



Perguntas e respostas:


Pecado é... Desobediência a Deus
Nome do pai adotivo de Jesus... José
Cidade onde Jesus nasceu... Belém

Quando pecamos ofendemos a ... Deus
Nome da Mãe de Jesus... Maria
Principal coisa que Jesus ensinou... Amar a Deus a ao próximo
Desenho que simboliza o amor de Deus... Cruz
Anjo que avisou Maria do nascimento de Jesus... Gabriel
Pessoas que vieram do Oriente para visitar Jesus... Reis Magos
Pessoa que Deus prometeu enviar ao mundo... Jesus Cristo
Saudação do anjo à Maria... Salve cheia de graça!
Quantos anos Jesus tinha quando ficou no Templo... 12 anos
Jesus é o .... do mundo. Salvador
Nome do Pai de Maria... Joaquim
Cidade onde Jesus morou na infância... Nazaré da Galiléia
Deus está sempre pronto para nos... Perdoar
Nome da Mãe de Maria... Ana
Mãe de João Batista... Isabel
O que Jesus é de Deus... Filho
Resposta de Maria a Deus... Eis aqui a serva do Senhor!
Pai de João Batista... Zacarias
Qual o grau de parentesco entre Isabel e Maria... Primas
Ser profeta é... Evangelizar
Jesus nasceu numa... Manjedoura
Quem batizou Jesus... João Batista
O Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de... Pomba
Onde João Batista batizava o povo... Rio Jordão
Diz a Bíblia que Jesus crescia em... Sabedoria e graça
O que Jesus tem para cada um de nós... A salvação
Libertou o povo da escravidão no Egito... Moisés






ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO







































































































































terça-feira, 22 de setembro de 2015

O Batismo de Jesus


Gente, minha turminha hoje estava com "a corda toda!" Estava "quente" como o dia de hoje... rsrs Foi difícil controlar! Mas todos estavam muito felizes, e é isso o que importa!

Antes de iniciarmos a oração, disse-lhes: Agora é o momento de conversar com Deus. Vamos começar o nosso encontro pedindo a Deus que nos ajude a ser sempre um povo vencedor (nos últimos encontros falamos sobre a Libertação do Povo da Escravidão no Egito). Que a gente saiba viver sempre em união com Deus, por isso nos dá força e nos anima. De mãos dadas, rezamos: Senhor Deus, nós somos o teu povo. E pedimos que o Senhor sempre nos proteja e nos acompanhe. Nas horas difíceis, que o Senhor nos socorra. Nas horas alegres, que o Senhor nos ilumine. E assim nós seremos um povo vencedor. Amém!

Na semana passada, fizemos a dinâmica da "Mariazinha", uma menina que, por ter se afastado de Deus, acabou "morrendo". Hoje, após a oração, iniciei o encontro explicando para as crianças quais são os três tipos de morte que a Bíblia fala, e o significado de cada uma. Depois distribui para eles tirinhas de papel com situações de "morte" e situações de "vida". Cada um falou sobre o que havia tirado, o que entendia sobre aqueles sentimentos e atitudes, e depois colocava o que é bom aos pés de Jesus, em frente à palavra VIDA, e o que não é bom para nós, ia para o LIXEIRA. Acho que foi nesse momento que ficaram bem agitados... rsrs Perguntei no final e vi que todos entenderam a diferença entre morte física, morte espiritual e morte eterna.

A seguir, relembrando os encontros anteriores, vimos que apesar de todos os erros, de toda desobediência, Deus não desistiu da humanidade, tanto que durante muito tempo Ele preparou o seu povo para a vinda do Messias. 

Antes de começar a sua missão, alguém foi enviado para preparar o povo para receber o Salvador. Essa pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias. 

A transição entre a Antiga e a Nova Aliança acontece com o Batismo de João. Todos os seres humanos são chamados por João ao arrependimento, à conversão, à mudança de vida e desta forma ele realizava a sua missão de preparar a vinda do Cordeiro de Deus, que tiraria o pecado do mundo.

A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada com o profeta Isaías. Ele escreveu o seguinte: "Deus disse: Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho." E o profeta escreveu também: "Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele!" E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando e batizando o povo no Rio Jordão.

"Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no Rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu filho muito amado; em ti está o meu agrado." (Mc 1,9-11)

Jesus pede o batismo a João Batista. Pouco antes, João anunciou e testemunhou: "Virá um que é maior do que eu e não digno de desatar-lhe as sandálias. Eu batizo na água, ele vos batizará no Espírito Santo (cf. Jo 1,26-34). João lhe dá um nome: Jesus de Nazaré. 

Jesus é alguém que entra na História e tem uma missão especial: Ele é o Enviado, Ele é o Messias, Ele é o Prometido. O povo foi preparado para a vinda do Salvador. Jesus veio para cumprir o Antigo Testamento.

Por que Deus, o Pai de Jesus, o chama de "Filho muito amado?"

O Pai ama Jesus, seu Filho. Jesus também ama a Deus, seu Pai. Assim como Jesus, nós também somos muito amados por Deus. Aquela frase bonita que Deus disse no dia do batismo de Jesus vale para nós também. Nós somos os seus filhos amados em quem ele põe todo o seu carinho e seu afeto.

Encerrando, convidei a turma para, de mãos erguidas, agradecer a Deus o amor que Ele tem por cada um de nós: "Ó Deus de amor, nós estamos felizes porque sabemos que o Senhor nos ama e nos quer bem. Nós somos seus filhos queridos e queremos viver sempre unidos a Jesus. Amém!"  
Depois, de mãos dadas, rezamos a oração que Jesus nos ensinou.

Obrigada, Senhor, por mais essa manhã abençoada! 




ATIVIDADES


(Frente)

(Verso)



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO