...

...
...

domingo, 26 de julho de 2015

As Bem Aventuranças dos Catequistas


Autora: Lucimara Trevizan
Coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste2 da CNBB
Fonte: http://universovozes.com.br/editoravozes
"Ser catequista é ser encantador de gente, como Jesus foi. Ser encantador de gente se aprimora com o tempo e talvez seja uma das coisas mais lindas do Catequista: ser capaz de “abrir os olhos” das pessoas para a vida, para si mesmas, para o sagrado mistério do mundo e de Deus.
É uma delícia ser catequista, mesmo em meio a dor, sofrimento, dúvidas e decepções. Por isso, o catequista precisa ser declarado Feliz ou Bem-Aventurado:
  • Bem-aventurado o catequista que se sente chamado, no fundo do fundo de si mesmo, para essa missão. Foi capaz de ouvir a voz amorosa de Deus que o convida a ser companheiro na tarefa de construir um mundo novo. 
  • Bem-aventurado o catequista que se descobre incompleto e, por isso, se coloca a caminho, em busca de formação, de reflexões, de conversas, de partilhas de experiências. É capaz de perder noites de sono, de dedicar dias inteiros a estudar, a ler bons livros, porque sabe que a educação da fé é uma arte que precisa de muita dedicação.
  • Bem-aventurado o catequista que se esforça para participar do seu grupo de catequistas porque acredita que o trabalho em conjunto é capaz de remover obstáculos e criar coisas novas. Sabe que a amizade é o encantador tempero da caminhada e da vida. 
  • Bem-aventurado o catequista que, mesmo sem recursos disponíveis, aprendeu a ser criativo, sobretudo na arte de ser amigo dos catequizandos e soube inventar lugares e meios para anunciar a beleza de ser cristão e viver em comunidade.
  • Bem-aventurado o teimoso catequista que não desiste diante de desafios que aparecem na Igreja, na comunidade, no grupo de catequistas, no trabalho com os catequizandos. É capaz de “chorar as mágoas”, sem endurecer o coração. Tem o dom de se alegrar imensamente com as pequeninas conquistas e passos dados. 
  • Bem-aventurado o catequista que descobriu a internet e as redes sociais como lugar de evangelização. Percebeu que Deus se revela em todo lugar. Está atento às novas linguagens e tem na música, na arte, no cinema, na poesia, formas privilegiadas para a transmissão da fé no mundo de hoje.   
  • Bem-aventurado o catequista que percebeu que, sem a beleza a experiência cristã e a catequese permanecem incompletas, porque Deus é beleza, esplendor e espanto. A educação da fé provoca admiração, sobressaltos de infinito, paixão pelo Absoluto, uma inexplicável emoção que nos derruba nos caminhos de Damasco, que são os de todas as vidas e nos faz novos e inquietos. 
  • Bem-aventurado o catequista que, apaixonado pela Palavra de Deus, descobriu na experiência de seguir Jesus Cristo a alegria de viver e, por isso, anuncia a Fé na Vida. Procura ser íntegro, justo, solidário, verdadeiro, de bem com a vida, comprometido com a comunidade de fé.
  • Bem-aventurados os catequistas que foram e são capazes de inspirar a caminhada, agregar pessoas, vislumbrar novos horizontes para a catequese neste país. Souberam prever ou apontar desafios e saídas em momentos de crise e escuridão. Conseguiram manter acesa a chama da alegria, apesar dos dramas que surgem no cumprimento da missão.
Não se trata de ser perfeito, mas consciente da sua imperfeição; o catequista é feliz porque ama e se deixa surpreender pelo amor de Deus. 






Ser Catequista: Um Chamado de Deus




Por Neide Mendonça
Fonte: http://www.catequisar.com.br/mensagem/catequista/07.htm

PARA QUE DEUS NOS CHAMA?
Ele nos chama para: anunciar a sua Palavra, ser testemunhas dos valores do seu Reino e para sermos os porta-vozes da sua mensagem.

NOSSA VOCAÇÃO É UM PRESENTE DE DEUS 
Somos chamados porque DEUS nos ama. Este amor exige uma resposta.
Nossa vocação de catequista se insere e tem sua raiz na vocação cristã. No Batismo e na Crisma recebemos o compromisso de colaborar no anúncio da Palavra de DEUS, segundo as nossas condições.

TER CONFIANÇA EM DEUS
Pensamos, muitas vezes que não somos capazes de realizar a nossa missão catequética. Isto pode até nos levar ao desânimo. Por isso, é importante que confiemos em Deus, certos de que é um serviço de DEUS e para DEUS.

O SER CATEQUISTA SE RENOVA CADA DIA 
Os catequistas, através de sua missão, experimentam momentos de alegria, de paz, de entusiasmo, apesar do cansaço, das renúncias e dos sacrifícios. A lembrança, renovada cada dia, do primeiro chamado de Deus, ajuda a sermos perseverantes e fiéis.

COMO A NOSSA VOCAÇÃO DE CATEQUISTA SE MANIFESTA NO DIA-A-DIA?
Há sinais evidentes que transparecem na nossa vocação, tais como: gosto pela catequese; busca de criatividade para melhorar os encontros catequéticos; esperança de melhorar a nossa sociedade; comunicação no grupo de catequista; alegria ao sentir os bons resultados; motivação para obter uma crescente formação e a consciência de ser enviado em nome da Igreja.

A VOCAÇÃO DO CATEQUISTA É COMUNITÁRIA
Ela abrange toda ação da comunidade. Quando o catequista tem consciência de que o seu chamado foi feito por DEUS e que foi enviado pela comunidade, desempenha nela um serviço eficaz e efetivo. Colabora também na transformação da sociedade, pelo testemunho comunitário e pelo anúncio da Palavra de DEUS.




quarta-feira, 15 de julho de 2015

Eucaristia: "Façam isto em minha memória."



Objetivos:
  • Compreender que Jesus quis deixar, na sua Igreja, um sacramento especial da sua presença: a Eucaristia;
  • Perceber que a Eucaristia é alimento e fonte para a vida cristã.



Ambiente:
  • Destacar a Bíblia de forma sugestiva: com trigo, uvas ...



Recurso:
  • Preparar kits, contendo uma caixinha pequena de suco e um pãozinho, para serem distribuídos para as crianças no final do encontro.




1. Acolhida
  • Acolher a turma com a simpatia e bom humor.
  • Cantar músicas de acolhida. Motivar a turma a se cumprimentar e desejar boas-vindas.
  • Sossegar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Cantar bem bonito e tranquilamente a música número 8
  • Motivar: "Vamos nos colocar na presença de Deus com muita confiança e amor. Ele nos ama e cuida de nós.  Ele quer nos ajudar a ter força paz em todos os momentos da nossa vida. Por isso, ele está sempre junto de nós nos amparando e nos mergulhando ainda mais nos seus mistérios, na sua vida nova. Cada um, com muita confiança, pode fechar os olhos, colocar a mão em seu coração e dizer para Jesus que quer ser sempre seu amigo e viver sempre  na amizade com ele".
  • Fazer pequena pausa para oração silenciosa. Depois, o catequista reza, e a turma repete: "Senhor, nós somos teus amigos, teus discípulos e apóstolos. Nós queremos sempre te seguir e te conhecer cada vez mais. Ajuda-nos, Senhor, a seguir em frente na caminhada da fé sem jamais desanimar. Nós contamos com tua força e teu amor. Amém!".
  • Se quiser, cantar de novo a música anterior, Ou a música 5, para lembrar que a vida é sempre um dom de Deus celebrado em cada sacramento.

2. Motivação 

a) A palavra "memória" será a palavra-chave deste encontro.

b) Perguntar: O que significa "fazer memória" (deixar que respondam e depois complementar). Quando fazemos memória lembramos algo que aconteceu no passado, lembramos pessoas que conhecemos ou convivemos com elas, e podemos lembrar tantas outras coisas. Alguém se lembra de alguém importante com quem conviveu e que já não convive mais? Como foi o dia mais importante da sua vida? Ou ainda, como foi o primeiro dia de aula na escola?

c) Sempre estamos fazendo memória do passado. Isto faz parte da vida. Muitas vezes fazemos memória do passado para saber por que realizamos certas coisas hoje, incusive na Igreja. Vimos no encontro passado que ao receber o Batismo a pessoa é inserida na vida da Igreja. Na Igreja há o batismo porque Jesus pediu aos primeiros discípulos que fossem a todas as nações para que os povos se tornassem seus discípulos também. Para isso era necessário batizá-los e ensiná-los a viver como Jesus ordenou (cf. Mt 28, 19-20). 

d) Jesus deixou muitos exemplos de vida e ensinamentos. Queremos neste encontro lembrar um pedido que ele fez: "Façam isto em minha memória". Quando Jesus fez esse pedido? O que estava fazendo? Com quem estava? 

Vejamos o texto bíblico.


3. Leitura: Lc 22, 1-20

(Partilha)


4. Desenvolvendo o tema 

O povo judeu celebrava anualmente a páscoa, fazendo memória da libertação do Egito que vivenciaram. Jesus também celebrava essa páscoa. Mas, um dia antes de sua morte ele a celebrou dando um novo significado. Ele tomou o pão, deu graças, partiu e deu a seus discípulos dizendo "isto é o meu corpo que é dado por vós". E depois fez o mesmo com o cálice com vinho. O pão e o vinho são abençoados por Jesus e partilhados. O pão é o seu corpo partilhado e o vinho o seu sangue derramado. Com esses gestos Jesus se doa inteiramente a nós. Ele pede que agora esta celebração seja feita em memória dele: "Façam isto em minha memória". Após a morte e ressurreição de Jesus, os primeiros cristãos, ao se reunirem semanalmente no dia do Senhor para rezar juntos, faziam o que Ele pediu. E ao longo dos tempos, até hoje, repetimos esse gesto e o chamamos de Eucaristia.

Ao celebrar a Eucaristia a Igreja faz memória da Páscoa de Jesus, isto é, de sua vida, morte e ressurreição. Essa memória não é um teatro, uma encenação, mas uma atualização da Páscoa de Jesus hoje na nossa vida.

Jesus ao dizer que o pão e o vinho são seu corpo e o seu sangue se faz um alimento para nós. Nós nos alimentamos da Eucaristia para vivermos com Jesus e termos força para nossa missão evangelizadora.
  • Vocês estão se preparando para participar pela primeira vez da Eucaristia. Esta participação é importante para vocês? Por que? (Deixar que falem).
Motivar: Vocês vão receber o sacramento da Eucaristia pela primeira vez.  Isso é muito importante. E sempre que se aproxima o dia de um acontecimento importante para nossas vidas, precisamos parar um pouco para pensar, para rezar, para preparar nosso coração para este momento. Hoje, vamos entender melhor o sentido e a beleza da Eucaristia e refletir sobre a importância desse sacramento em nossa vida.
Jesus, quando viveu em Nazaré, chamou muitos discípulos. Ele nunca quis estar sozinho. Sempre estava rodeado de pessoas, cercado de gente. Eram os discípulos de Jesus. Ele irradiava uma paz diferente; ele transmitia uma confiança em Deus que todos admiravam; ele contagiava com uma alegria que vinha de Deus. As pessoas sabiam que para experimentar essa paz, essa confiança e essa alegria, precisavam seguir Jesus sempre de perto, sem jamais se afastar dele. Precisavam ser discípulo de Jesus.

Discípulo é aquele que segue o mestre. Mas não segue à toa. Ele encontra no seu mestre uma força transformadora, encontra em suas palavras um sentido novo para a vida. Por isso o segue. Por isso se compromete com o mestre. Então, entra na intimidade do mestre. Jesus era esse mestre em torno do qual muita gente se ajuntou. Muitos deixaram sua vida, sua rotina, seus afazeres para seguir Jesus e conhecê-lo mais de perto. Havia algo especial em Jesus que encantava, que atraía, e as pessoas iam curiosas atrás dele para descobrir que força era essa que havia em Jesus.

(Ler o texto número 1: Jo 1, 35-39)

"Certa vez, João Batista estava com dois de seus discípulos e, avistando Jesus que ia passando, disse-lhes: 'Eis o Cordeiro de Deus'. Os dois discípulos ouviram João falar e seguiram Jesus. Então Jesus olhou para trás e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: 'O que vocês procuram?'. Eles disseram: 'Mestre, onde moras?' Jesus respondeu: 'Venham comigo e vocês verão'. Eles foram, então, aonde Jesus morava e ficaram com ele aquele dia."

Esse texto mostra o interesse de dois discípulos de seguir Jesus. Vendo Jesus que eles estavam interessados em segui-lo, disse-lhes: "Venham comigo!" Jesus e aqueles dois discípulos passaram o dia juntos. E daquele dia em diante, nunca mais eles abandonaram Jesus. A amizade que surgiu entre eles foi tão grande que uniu suas vidas para sempre. Jesus já não vivia sem seus discípulos. Os discípulos já não queriam mais viver sem Jesus. Eles não ficaram mais olhando Jesus de longe, como um simpatizante que observa, mas não se compromete. Não. Eles foram atrás do mestre, tornaram-se íntimos dele, amigos do peito, seguidores fiéis de Jesus.

Nós também somos convidados a entrar na intimidade de Jesus. Ele nos chama. Ele nos diz: "Venham comigo". Se a gente aceitar esse chamado, então entraremos em comunhão com Jesus.
    Mas o que é comunhão? Nós dizemos que vamos fazer a primeira Comunhão. Mas o que é isso? "Comunhão" significa união, no caso união com Jesus. Os discípulos entraram em comunhão com Jesus porque passaram a ser seus amigos do peito. Eles se tornaram inseparáveis. Nós vamos fazer a Comunhão, isso significa que haverá uma união ainda maior, mais estreita e mais comprometedora entre nós e Jesus. Seremos seus discípulos; vamos "segui-lo" por seus caminhos. Vamos viver unidos ao mestre Jesus, numa amizade que não deve ser rompida por nada. É assim que vivem os discípulos de Jesus. Então, faremos não só a Primeira Comunhão, mas viveremos em comunhão, o que é muito mais importante ainda.

    Com isso, percebemos duas coisas muito importantes:
    • A Comunhão é para quem quer ser discípulo de Jesus.
    • A Comunhão não é uma festa para receber a hóstia pela primeira vez. É um compromisso de  viver a vida em união com Jesus.
    (Conversar um pouco com a turma sobre esses dois itens acima. Ver o que eles acham disso).

    Foi para ficar sempre conosco que Jesus nos deixou o Sacramento da Eucaristia, a Comunhão. "Sacramento" quer dizer "sinal": sinal de união do discípulo com o mestre, sinal do amor de Jesus por nós que não quer nos deixar sozinhos. "Eucaristia" quer dizer "ação de graças", ou seja, a alegria do discípulo que agradece a Deus por poder viver unido a Jesus (Frisar bem esses conceitos).

    Os sinais são muito importantes. Eles tocam fundo o nosso coração. Uma rosa, por exemplo, pode ser só uma flor lá no jardim. Mas, quando ofertada por alguém que ama, é sinal do amor entre as duas pessoas. Um abraço, por exemplo, pode ser só uma formalidade. Mas, se acontece entre duas pessoas que se amam e que estavam distantes, ele é sinal de uma grande amizade. E assim vai: um presente pode ser sinal de gratidão, um gesto comum pode ser um sinal especial. Assim, a Eucaristia é sinal da união com Jesus, sinal de seu grande amor por nós e de sua presença nos fortalecendo.

    Celebrando a primeira Comunhão, nós estaremos também fazendo um propósito de viver mais intensamente  como discípulos de Jesus. Vamos nos juntar ao imenso grupo de pessoas que se esforçam para viver em união com Jesus e buscam na Eucaristia a força para esse seguimento.

    Muita gente de fé tem encontrado na Eucaristia a força para o seguimento. O discípulo de Jesus tem um longo caminho pela frente, tem uma missão muito bonita e importante. Como nós somos fracos e muitas vezes desanimamos da jornada, precisamos da força de Jesus. A Comunhão é o alimento que nos fortalece. Quem participa da Eucaristia sai da celebração mais animado, mais fortalecido para enfrentar as dificuldades da vida, porque ela nos une a Jesus.

    Jesus disse no Evangelho de João que sua presença, no corpo e no sangue, alimentaria nossa vida, nos daria a força da qual precisamos. 

    (Ler o texto seguinte: Jo 6,35.39.51.56).

    "Jesus disse: 'Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá mais fome e aquele que crê em mim jamais terá sede. A vontade do Pai é que não se perca nenhum daqueles que me seguem. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha própria carne para a salvação do mundo. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele'." 

    Jesus sabia que nós precisamos de algo forte para nos alimentar na fé. Ele próprio resolveu ser nosso alimento. Sua presença nos alimenta, sua força nos contagia, sua amizade nos revigora. Através da Comunhão, ou seja, da união profunda com Jesus, ele permanece em nós e nós permanecemos nele.

    É por isso que é tão importante o sacramento da Eucaristia. A Eucaristia é a presença de Jesus nos alimentando e animando na caminhada. Um discípulo de Jesus não se contenta em fazer a Primeira Comunhão. Ele quer mais: ele quer viver em comunhão profunda com Jesus. Por isso, ele participa sempre da Eucaristia, para fortalecer esses laços de amizade com seu mestre


    5. Atividades
    • Das folhas abaixo.

    6. Oração Final e Encerramento
    • Dar as mãos e rezar. O catequista reza e a turma responde: "Senhor, aumente nossa amizade. Ajude-nos a viver unidos e amigos, como um verdadeiro grupo de seguidores seus. Aumente nossa comunhão e fortalece nossos laços de fraternidade. Amém!
    • De mãos dadas ainda, rezar o Pai-Nosso.
    • Motivar a turma a turma a participar da celebração da comunidade. Se possível, combinar o dia e a hora para se encontrar lá.
    • Distribuir os kits para as crianças.

    Fontes:
    • Livro Somos Igreja - Pe. Orione Silva
    • Livro Caminho - Diocese de Duque de Caxias




    ATIVIDADES

    (frente)



    (verso)


    ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO






































    quarta-feira, 8 de julho de 2015

    Banhados em Cristo Somos Uma Nova Criatura



    Objetivo: 
    • Entender a importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
    • Conhecer os elementos essenciais sobre o batismo, compreendendo que esse sacramento pede participação na comunidade. 


    Ambiente:
    • Coloque sobre uma toalha um recipiente com água e uma vela que deverá permanecer acesa durante o encontro e um crucifixo.


    Recursos: 
    • Um ramo para aspersão da água;
    • Boneca, roupa para a criança que vai representar o padre, óleo, duas velas para os padrinhos.





    1. Acolhida e Oração Inicial

    • Receber a turma, perguntando como foi a semana.
    • Cantar músicas bem animadas, especialmente aquelas que a turma gosta mais.
    • Criar clima de oração. Fazer o Sinal da Cruz.
    • Motivar: "Estamos reunidos mais uma vez em nome de Deus. Ele nos ama e por isso nos reúne como sua Igreja.  Ele está junto de nós todo o tempo. Sua presença amiga é uma certeza que não nos abandona. Por mais que a gente  não o veja, nós sabemos que Ele está conosco e não estamos sozinhos. Por mais que saibamos de nossas fraquezas, confiamos na força dele. Nós contamos com a força transformadora da fé em Jesus ressuscitado. Ele é nosso companheiro de caminhada e nos guia pelo caminho da vida. Então, vamos com confiança cantar a música número 17 e nos preparar para rezar. Vamos reforçar nossos laços de comunhão e amizade com Jesus e com os irmãos." 
    • Cantar várias vezes a música anterior até que a turma se acalme e esteja pronta para rezar. Depois, cada um poderá fazer uma prece entregando a Deus a sua vida. O catequista motiva a turma a renovar a sua fé, seu compromisso com Jesus. Cada um poderá dizer algo como: "Senhor, eu renovo meu compromisso com o Senhor". Ou: "Jesus, ajude-me a ser fiel seguidor." Ou: "Jesus, aumente minha fé e minha confiança no Senhor.". Depois de cada prece, todos dirão: "Renove nossa vida, Senhor Jesus."
    •  Cantar novamente a música anterior 


    2. Relembrando o encontro anterior

    Já vimos em encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para estarmos juntos. Nesse dia, os cristão se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.No nosso último encontro conhecemos um pouco sobre a Igreja. Vamos relembrar? O que é a Igreja? (Deixar que respondam).
    A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. A Igreja é a família de Deus e nossa família também.

    Os cristãos reunidos formam a Igreja de Cristo. Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos uma assembléia litúrgica. 

    A Assembléia Litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.


    3. Desenvolvendo o tema

    • Partilhar o que mais chamou a atenção quando os pais fizeram a memória do batismo de cada um no nono encontro.
    • Falar sobre a motivação deste encontro: A importância do batismo como início do seguimento a Jesus.
    Jesus chamou pessoas para serem seus seguidores. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinouque todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus e a introduz na vida da Igreja.

    A Igreja recebe a força do Espírito Santo para continuar sua missão. E assim, nós também a recebemos pelo batismo. Quando somos maiores a recebemos também pelo Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

    Vamos ouvir um texto bíblico que fala sobre o batismo de Jesus:



    4. Leitura da passagem bíblica: Mc 1, 9-11

    Partilha: 
    • O que a Palavra fala para mim, para nós?
    • O que ela me leva a dizer a Jesus, a Deus?

    5. Desenvolvendo o tema:

        Pertencemos a vários grupos na vida: 
    • Somos membros de uma família
    • Alunos de uma escola
    • Cidadãos de um país
    • Alguns  grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.

        Geralmente, alguma  coisa marca o início da nossa participação no grupo: 
    • O nascimento
    • A matrícula na escola
    • O registro no cartório, etc.

    A Igreja é a grande comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Passamos a pertencer a esse grupo pelo Batismo.

    Você sabe para que serve o batismo?

    Explique que a palavra Batismo significa mergulho, pois na Igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água. Esse era o batismo de imersão. 

    O gesto de mergulhar na água possui dois significados:

    Estar mergulhado em Cristo: quem tomou esse banho  não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.


    Morrer – viver: como Cristo morreu por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo que nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo pensando menos em nós mesmos, fazendo da vida uma doação constante.

    Através do batismo:
    • Nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja;
    • Assumimos nossa condição de filhos de Deus;
    • Recebemos a graça do Espírito Santo para vencer o pecado original e praticar o bem e a justiça;  
    • Assumimos o compromisso de participar da grande missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus.

    Muita gente pede o Batismo para seus filhos sem saber direito o que está fazendo, por tradição ou por outros motivos.

    Quase sempre, as famílias pedem o batismo para seus filhos quando eles ainda são bebês; se tem fé e valorizam a comunidade, querem expressar seu desejo de ver a criança fazendo parte da Igreja. Criança tão pequena não é capaz de assumir compromisso. Os pais, então escolhem padrinhos, representantes da comunidade, que acolhem a criança e se responsabilizam por ela.

    Pais e padrinhos se comprometem a ajudar  a criança a crescer na fé e a  dar bom exemplo de vida cristã.


    CERIMÔNIA DO BATISMO

    - O Padre acolhe a família, os padrinhos com alegria e lembra a responsabilidade que estão assumindo.

    - O Padre, pais e padrinhos marcam com o Sinal da Cruz a testa da criança - Um modo de dizer que sua vida, seus pensamentos e ações estão ligados ao amor de Jesus.

    - Unge-se com óleo o peito e a cabeça da criança (testa) como sinal da força da graça de Deus.

    O momento principal do batismo é quando o padre derrama água na cabeça da criança. A água representa uma vida nova, purificada, cheia da graça de Deus.

    - O  padre coloca sobre a criança uma veste branca representando a pureza de sentimentos e ações

     Os padrinhos recebem uma vela que é acesa no Círio   Pascal, símbolo da luz da fé que devem transmitir à criança, ao afilhado.

    - Pais e padrinhos rezam juntos o Credo, que é tudo que a Igreja acredita e ensina.

    Não basta ser batizado; é preciso viver esta alegria de saber que somos filhos de um Pai que muito nos ama; é preciso cumprir com responsabilidade a tarefa que Jesus deu à Igreja.

    Quem ministra o batismo é o  padre ou o diácono, e este sacramento só se recebe uma vez e mesmo que um dia você não assuma esse compromisso de batizado, mesmo que mude de religião a marca do seu batismo nunca se apagará.


    O QUE SE USA NA CELEBRAÇÃO DO BATISMO

    ÁGUA - Fonte da vida. A água lava, purifica, renova, renova, faz germinar a semente. Sem a água não existe vida. 

    É o momento principal do batismo, o celebrante derrama água sobre a cabeça da criança e diz: ................, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A água representa uma vida nova, cheia da graça de Deus.

    CÍRIO PASCAL - VELA - O Círio Pascal representa Jesus Ressuscitado. Ele é usado em todo batizado. É onde os padrinhos vão acender a vela e levar para o afilhado, representando a luz de Deus. O celebrante diz: A vocês, pais e padrinhos, é confiada a missão de ampliar essa luz, para que essa criança, iluminada por Cristo, viva sempre como filha de Deus, perseverando na fé e vivendo no amor.

    ÓLEO SANTO -  Sinal da força e da graça de Deus, este óleo é abençoado pelo Bispo na quinta-feira santa (óleo do batismo, do crisma e da unção dos enfermos). O celebrante unge o peito da criança e diz: Este óleo lhe dê força para sere bom e vencer todo o mal, ele é sinal da força e da graça de Deus. Quando ungida na cabeça, lembramos que a partir daquele momento a criança passa a ter a mesma missão de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei. 

    VESTE BRANCA - A veste branca representa a pureza, a amizade com Deus.


    BATISMO E COMPROMISSO

    O Batismo não é  um ato isolado em nossa vida, Ele supõe que conhecemos Jesus e que fazemos opção de segui-lo como nosso Senhor e Mestre. É isso que a Igreja exige  dos pais e padrinhos quando pedem o batismo para seus filhos ainda pequeninos.

    Alguém pode dizer: "Eu não sigo Jesus porque não pedi para ser batizado". Então eu pergunto: E se no dia do seu  nascimento, seu pai tivesse aberto uma caderneta de poupança para você com uma quantia bem alta, hoje esse dinheiro seria ou não seria seu?


    BATISMO E COMUNIDADE

    O batismo nos faz filhos de Deus e compromisso de cristão não é só com Deus, mas também com a comunidade. A comunidade paroquial é a Família de Deus. A ela pertencemos e nela temos direitos e deveres. Cada cristão tem na comunidade  o seu lugar e seu serviço ou ministério, conforme o dom que recebeu de Deus.


    TEMPLO DE DEUS

    No batismo somos ungidos ou consagrados a Deus. Passamos a fazer parte do seu povo eleito, chamado a ser santo e a exercer a missão de Jesus Cristo. Somos o povo escolhido e consagrado para proclamar as maravilhas que o Senhor realizou. São Paulo diz que os cristãos são luz no Senhor. Devem proceder de modo digno da vocação que  receberam, pois são Templos de Deus e morada do Espírito Santo. (1 Cor 3, 16-17)


    6. Atividades
    • Abaixo folha de atividades.
    • Podemos também simular um Batismo (levar uma boneca para ser o bebê, e convidar um menino para ser o padre e outras crianças para representarem os pais e os padrinhos).
      
    7. Encerramento e Oração Final
    • Convidar a turma para recordar o dia de seu Batismo (conferir se todos os catequizandos da turma já foram batizados).
    • O catequista faz uma oração sobre a água (ver abaixo). 
    • Se houver na turma crianças ainda não batizadas, o catequista lembre-se disso e diga: “Entre nós, há alguém que ainda não foi batizado e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, mas já deve ir se comprometendo com Jesus”. Essa pessoa pode também ser aspergida com a água, para manifestar o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
    • Dizer para os já batizados: “Quando vocês eram ainda pequenos, seus pais e padrinhos apresentaram vocês à Igreja e vocês foram batizados. Aquele dia do batizado – a celebração, a festa – significou muito para a Igreja e para toda a família de vocês. Vocês estavam começando a vida. Os pais, cheios de amor e cuidados, queriam que vocês já começassem a vida na presença de Jesus ressuscitado, no seguimento dele. Assim, por meio do Batismo, vocês começaram a vida marcados com o sinal da fé, na companhia amorosa daquele que nunca nos abandona.”
    • Hoje, já crescidos, vocês estão aqui na catequese, vivendo ainda na presença de Jesus. Isso mostra que o Batismo de vocês não foi em vão. Vocês foram mergulhados em Deus e passaram a fazer parte da Igreja e, agora, estão crescendo na presença e no amor de Deus. Isso é que é importante.”
    • Reconhecendo a importância do Batismo que um dia recebemos, vamos renová-lo neste encontro e aqueles que ainda não foram batizados e que vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, deve desde já ir se comprometendo com Jesus, manifestando o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.
    • O catequista dispõe uma bacia com água e um raminho para aspersão. Cada criança se aproxima (começar pelos não batizados). O catequista pergunta a cada um: “Fulano, você quer ser um seguidor de Jesus?”
    • A pessoa responde e o catequista asperge com a água.
    • No final, cantar. Sugerimos a música número 2 ou 9, lembrando que fazemos parte da Igreja de Jesus.
    • Sossegar a turma para rezar;
    • Motivar: “Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco".
    • Depois, cada um poderá dizer uma frase de agradecimento. Após cada prece, dizer juntos: “Obrigado, Senhor!”
    • Despedir a turma com alegria, motivando a participação na missa do domingo, quando as crianças será apresentadas à Comunidade. Entregar os convites.

    OBSERVAÇÃO:

    Qualquer pessoa, desde que batizada, pode abençoar a água para dar a uma criança doente, ou mesmo adulto quando toma seu remédio regularmente, ou mesmo, quando antes de se fazer uma oração.


    COM AS MÃOS ERGUIDAS SOBRE A ÁGUA FAÇA A SEGUINTE ORAÇÃO:

    Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.
    Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma.  +(FAÇA O SINAL DA CRUZ SOBRE A ÁGUA, TOCANDO-A)
    Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


    Fontes:
    • Bíblia Sagrada
    • Catecismo da Igreja Católica
    • Livro Caminho - Diocese de Duque de Caxias
    • Livro Crescer em Comunhão - Editora Vozes
    • Livro Somos Igreja - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo


    ORAÇÃO DO CREDO

    Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.




    ATIVIDADES




    (frente)

    (verso)



     ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO: