...

...
...

domingo, 28 de junho de 2015

Igreja de Cristo e Assembléia Litúrgica



Objetivo:
  • Entender que a Igreja é a comunhão dos irmãos e cada um, com seus talentos, contribui para a edificação do mesmo Corpo de Cristo. 

Ambiente:
  • Imagem de Jesus, bíblia, flores e vela. 

Recursos:
  • Espalhe sobre uma mesa fotos do papa, do bispo local, do pároco, do catequista e de outras pessoas conhecidas que trabalham na comunidade.
  • Levar as letras para formar a frase A IGREJA SOMOS NÓS. Essas letras serão colocadas uma a uma num painel para formar essa frase. A turma não deverá saber qual é a frase. Só depois da colagem. Levar material para colagem e o papel no qual as letras serão fixadas.  Numerar as letras.
  • Desenhar tijolos em cartolina e recortar: um para cada criança. Cada tijolo deve ter o nome de uma criança e devem ser preparados de modo a formar uma igreja, quando forem ajuntados. Podemos levar outros "tijolinhos" com o nome do pároco, do bispo - também o nome de alguns apóstolos, para montar a igreja.  Faça um tijolo maior para formar a base e escreva nele o nome de Jesus Cristo, o alicerce da Igreja. 
  • Fazer também um desenho de uma torre de igreja, que deverá estar separada do corpo da mesma. 
  • Prepare  um símbolo do Espírito Santo (pode ser a chama dos sete dons ou a pomba irradiando luz).





1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma, dando atenção a todos. Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas.
  • Convidar para montar na frente, melhor se for num painel, a frase formada pelas letras que cada um recebeu. As letras  terão sido distribuídas entre as pessoas da turma. São quinze letras. Cada uma terá atrás um número. As pessoas não deverão saber que frase será formada. Com a ajuda do catequista, os catequizandos vão colando as letras, na ordem numérica, até surgir a seguinte frase: A IGREJA SOMOS NÓS.
  • Enquanto se colam as letras, cantar a música nº  9 do CD do Livro do Padre Orione ou outra à escolha.
  • Terminada a colagem, ler a frase com a turma e comentar: "A Igreja somos nós. Cada um de nós foi escolhido por Jesus para ser apóstolo em sua Igreja. Apóstolo quer dizer missionário, pessoa escolhida para uma tarefa especial, no caso, a tarefa de viver e anunciar a boa-nova de Jesus".
  • Criar clima de concentração para rezar. Fazer o Sinal da Cruz.
  • Motivar: "Vamos iniciar nosso encontro em nome de Deus, lembrando que hoje vamos saber mais sobre nossa Igreja. Nesse encontro vamos conhecer melhor a Igreja, e conhecendo melhor, vamos participar mais intensamente de sua vida. Que Deus se faça presente e nos anime nessa tarefa de conhecer a Igreja. Ele nos chama a ser Igreja".
  • "Nessa jornada da fé, não estamos sozinhos. Está conosco o Senhor, que zela por nós, que cuida de nós. Ele está presente junto de nós. Ele não descuida de seus filhos e vive conosco nossas alegrias e vitórias, nossas tristezas e angústias. No seu amor, não dorme nem cochila aquele que nos guarda. Que nossa vida esteja toda nas mãos dele, que nos chama a ser seus discípulos e cuida de todos nós com amor".
  • Vamos rezar juntos: "Jesus, receba minha vida, que hoje coloco em suas mãos com toda confiança. E ajude-me, Senhor, a viver sempre na sua presença, como membro da sua Igreja. Amém!"
  • Cantar a música número 16  do CD do Livro do Padre Orione ou outra que fale sobre o tema.

  
2. Motivação

  • Vimos no encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante  para estarmos juntos. Nesse dia os cristãos se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.
  • Comece a conversa mostrando fotos das lideranças da Igreja. Assim, você pode indicar a variedade de serviços que existe dentro dela. Aproveite para explicar a diferença entre bispos, padres, religiosos, leigos...

3. Desenvolvendo o tema
  • Perguntar: O que é a Igreja? (deixar que respondam).
  • Muitas pessoas pensam que Igreja é aquele monte de tijolos um em cima do outro que formam o lugar onde o povo vai rezar... Não, não. A Igreja não é uma casa ou um prédio. Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS. A Igreja é uma assembléia, isto é, a reunião do povo de Deus. Nós formamos a Igreja. Cada um de nós é um "tijolo" que forma a Igreja no mundo todo, se nós faltamos, aquele lugar na Igreja fica vazio, pois só nós é que podemos preenchê-lo.

O que é a Igreja?

A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. A Igreja é a família de Deus e nossa família também.

Os cristão reunidos formam a Igreja de Cristo. Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos uma assembléia litúrgica.

A Assembléia litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse “corpo” é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.

A IGREJA SOMOS TODOS NÓS
 A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isso aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, e que nos coloquemos a serviço da comunidade.

Como surgiu a igreja?

Com a vinda do Espírito Santo...  Este dia era e é chamado de Pentecostes.

Pedro, o discípulo de Jesus, foi o primeiro Papa da igreja. Já existiram 266 papas depois de São Pedro. O atual é o argentino  Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Para ajudar o Papa tem os Bispos e os Padres. Os bispos cuidam das dioceses. E as dioceses são divididas em Paróquias, que têm um Padre para cuidar e fazer missas, confissões, casamentos, batizados, orientação das catequistas. E o Padre que cuida da Paróquia é chamado de Pároco ou Vigário.

Fomos Batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, por que o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver, por isso temos que ser perseverantes em nossa Fé.

Com gestos e palavras Jesus prestou um grande serviço a todos nós: revelou o amor do Pai.

A Igreja é enviada por Jesus para continuar a presença e a missão dele no mundo. Ela é missionária. Está a serviço da felicidade de todas as pessoas. Todos nós batizados somos responsáveis pela Igreja missionária.

Somos missionários quando:

Procuramos viver como Jesus viveu.
  • Participamos da vida da comunidade Igreja: das orações, da missa, da catequese.
  • Colaboramos para que o mundo tenha mais paz.
  • Ajudamos nossa família e nossa comunidade a serem mais abertas e solidárias com os que precisam de nós.

Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade. Porém, cada um na Igreja tem seu papel, isto é, todos têm seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e principalmente os Leigos, que somos nós.

Como cada Dom age em mim:

  1. SABEDORIA - Ajuda a conhecer melhor o mundo em que vivemos e a buscar uma vida melhor para todos, a contemplar as verdades da fé.
  2. INTELIGÊNCIA Luz que nos dá a certeza sobre o valor da Palavra de Deus.
  3. CIÊNCIA Faz-nos ver que as afirmações da fé são dignas de crédito, mesmo diante de argumentos contrários; faz-nos perceber com clareza os fatos da vida.
  4. PIEDADE É a espera filial, confiante e amorosa em Deus; faz-nos ter um coração dócil a Deus e cultivar mais a oração.
  5. TEMOR DE DEUS  Faz ter maior respeito, amor e adoração a Deus, e não medo.
  6. CONSELHO Discernimento para tomar decisões; dá-nos capacidade de ajudar os irmãos com bons conselhos.
  7. FORTALEZA Robustece a nossa vontade de praticar o bem; dá-nos força e coragem para lutar contra o mal.

Leia AT 2,42-47 - Esse é o “retrato” da vida das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus.

Partilha:

1. Cite alguns elementos destas comunidades.
2. Cite agora alguns elementos da comunidade-Igreja que você participa:


3. Mt 18, 19-20
  • O que a Palavra fala para mim, para nós?
  • O que ela me leva a dizer pra mim, para nós? 

4. Atividades

  • Das folhas (ver abaixo)
  
5. Encerramento e Oração Final
  • Chamar cada catequizando pelo nome. O catequizando responderá: "Aqui estou, Senhor. Envia-me!"
  • A seguir, colocará o seu "tijolinho" na Igreja que está desenhada na cartolina, de tal modo que a parede da Igreja seja formada com o nome de todos.
  • Após a "convocação" de cada um, o catequista falará que Jesus nos chama a fazer parte de sua família, a Igreja. E é o Espírito Santo que conduz a Igreja a viver a missão de Jesus. 
  • Convidar a turma para rezar uns pelos outros, invocando o Espírito Santo para os companheiros. Explicar que a força do Espírito Santo nos sustenta e nos anima para perseverarmos unidos, formando a Igreja de Jesus. Sem essa força, a gente se dispersa e a Igreja desmorona.
  • Rezar primeiro pelo colega da direita, depois pelo da esquerda.  Colocar a mão sobre os ombros do colega e repetir breve oração com o catequista: "Abençoa e fortalece, Jesus, esse meu amigo, para que ele seja uma pedra viva da sua Igreja. Amém!"
  • Cantar de novo a música anterior ou outra equivalente. Pode ser a nº 16.
  • Dar um abraço nos companheiros, desejando-lhes a paz e a força de Deus.
  • Oremos: "Deus nosso Pai, acompanhai-nos em toda a nossa vida, assistindo-nos sempre com a força do Espírito Santo, para que, assim animados, nos tornemos pedras vivas na construção da Igreja de Jesus. Isso vos pedimos em nome de Jesus, que vive convosco e caminha conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém!"
  • Motivar para o próximo encontro.

  
Lembretes:

a) Convidar as crianças para participarem na celebração dominical da comunidade. Marcar o horário para se encontrarem.

b) É o primeiro encontro com a Assembléia litúrgica no domingo, por isso seria importante:
  • Apresentação dos catequizandos nos ritos iniciais.
  • Apresentar as motivações da participação deles na assembléia; aderiram a Jesus; são membros da Igreja, estão conhecendo melhor, a Jesus; estão se preparando para o batismo e para a eucaristia; são ouvintes da Palavra.
  • Motivar a participar na procissão da Palavra com o Lecionário;
  • Ficar ao redor do ambão no momento do Evangelho com velas acesas.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro Caminhando com Jesus, de Gabriel Benedito e Isaac Chalita (Editora Santuário)
  • Livro Somos Igreja, do Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro A Caminho da Eucaristia, de Maria de Lourdes Mezzarina Pincinato  (Ed. Vozes)
  • Livro O Caminho, da Diocese de Duque de Caxias


     * As atividades foram retiradas de páginas da internet.




ATIVIDADES



(Frente)
                         

(Verso)


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO























 








































































































quarta-feira, 24 de junho de 2015

Armadura do Cristão


Sonhei com um homem mau me abraçando por trás, prendendo os meus braços, e eu sentia terror. Tentava gritar, a voz saía fraca... Pedia socorro a algumas pessoas que passavam e descobria que eles eram amigos do homem mau. Consegui soltar-me e correr até uma casa, mas não passava inteiramente da porta porque o homem mau, com o pensamento, conseguia me puxar e parte do meu corpo ficava do lado de fora. Lutava para entrar, pedia socorro ao morador da casa, mas ninguém me ouvia... Lembro que tentava rezar o Credo, mas não conseguia rezá-lo por inteiro, tal era o pavor... Foi horrível! Acordei péssima...

Fui buscar resposta para o meu sonho, embora já tivesse entendido que preciso orar mais... me revestir da armadura de Deus!



"A santidade é algo possível, mas exige luta de nossa parte", afirma Padre Arlon Cristian.
Embora no mundo de hoje muitos não acreditem que as forças malignas queiram nos afastar de Deus, a Palavra de Deus nos garante que o inimigo existe e que quer nos derrubar. Revestir-se da armadura de Deus não é para guerrearmos humanamente, mas sim para a batalha espiritual. Para a luta espiritual, precisamos de armas espirituais. Muitas respostas para nossas vidas só vêm pela oração. Muitas coisas divinas não conseguimos explicar pelo nosso humano, apenas pelo sobrenatural, que é o agir de Deus.

Precisamos também ter em nossa mente que nem tudo é artimanha do inimigo de Deus, pois, em muitos casos, é apenas o nosso humano agindo. A Palavra de Deus nos exorta a nos armarmos para as batalhas espirituais. O maligno sabe quais são nossos pontos fracos e faz de tudo para que o homem velho e a mulher velha venham à tona em nós.
A santidade é algo possível, mas exige luta de nossa parte. São Paulo nos fala para nos revestirmos da armadura de Deus, pois nossa luta é contra os principados e potestades. Nossas lutas não são contra pessoas, mas contra o inimigo de Deus e nosso. Quantas vezes travamos guerras dentro de nossas casas, com nossos amigos; muitas vezes travamos essas guerras contra as pessoas erradas. Devemos declarar guerra contra o inimigo de Deus. Em meio a tempestades, que vêm sobre a sua vida, declare: O inimigo de Deus não tem poder para me destruir! E continue a combatê-lo.
Não sofremos os ataques do inimigo de Deus todos os dias, mas precisamos sempre estar preparados para a batalha. Por isso sempre devemos estar revestidos com a proteção de Deus.
No dia de São Pio de Pietrelcina, podemos ver o exemplo deste santo, que sofreu constantes ataques do inimigo, mas, revestido da armadura do Senhor, venceu as ciladas do maligno. Olhemos para a vida de Jesus Cristo: sofreu, foi abandonado, humilhado e foi até o fim. Nós, quando começamos a viver algumas tribulações na vida, pensamos em desistir, e muitos de nós realmente acabam desistindo. O sofrimento, quando oferecido, gera paz.
A fé é acreditar no que não vemos, é acreditar que situações podem ser mudadas mesmo que não consigamos enxergar essa graça no presente. No exército de Cristo o soldado não pode cair. E se cair, ele deve levantar-se imediatamente! O inimigo de Deus não quer apenas nos derrubar, mas nos deixar caídos. Não baixemos a guarda! O cinturão da verdade é o que nos segura. A mentira não vem de Deus, o inimigo é o pai da mentira. A verdade é libertadora.
Para o ataque precisamos da espada, a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Ao ser tentado no deserto pelo maligno, Jesus o venceu com a Palavra. Como vamos atacar e vencer o inimigo com a Palavra de Deus se não somos íntimos dela? A boca fala do que o coração está cheio. Estamos cheios de Deus? Meditamos Sua Palavra?
Aqueles que buscam falsas religiões entendam que estão entrando em território inimigo. Fazer trabalhos [em falsas religiões] para arrumar marido, conseguir emprego e evocar espíritos, nada disso é de Deus, mas sim obra do inimigo.
Pode ser que o Senhor não tenha nos atendido ainda porque não estamos tendo uma vida reta e íntegra. Não conseguimos servir a dois senhores. Que Jesus nos liberte de todos os objetos e alimentos consagrados ao maligno. Voltemos a Deus e confessemos nossos pecados.
Aquele que vigia sempre está atento. Oremos sempre, em todos os momentos. Oração é conversar com Deus. Precisamos treinar nosso coração para sermos orantes. Orar deve ser algo contínuo em nossa vida. Se não estamos conseguindo dominar nossa vida segundo os desígnios de Deus, peçamos a ajuda a Ele e às pessoas. Que o Senhor abra nossos olhos para o espiritual e nos revista com a armadura dos cristãos.
Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, do dia 23 de setembro de 2014.



ORAÇÃO DE COMBATE ESPIRITUAL


Pai Celestial, coloco-me agora em adoração e louvor diante de Ti. Revisto-me de Teu Sangue e me entrego inteiro a Ti, sem reservas. Convoco o Espirito Santo para me capacitar neste momento. Agradeço-te Pai, por ter enviado Jesus, para morrer em meu lugar e, através dEle, tu me perdoaste completamente meus pecados, minha dívida contigo, dando-me vida eterna. Pai, mostra-me sempre como Tu és grande e que nada me faltará através de Ti. Agradeço-te hoje hoje e sempre por tudo que sou, por tudo que tenho, por minha família, por meus amigos; pelos bons e maus momentos, por tudo que deu certo em minha vida e por todos os meus erros e fracassos, pois foi através deles e com tua ajuda que os transformei em acertos e vitórias. Pai, agradeço-te por me querer para Ti e quanto te custei caro, me trocastes por teu amado Filho. Agadeço tuas bençãos em minha vida e por me tornar herdeiro de Jesus. Reconheço que esta é a Tua vontade e que eu nem merecia, e hoje posso viver cheio de teu Espírito, de amor , alegria e autocontrole em minha vida. E é por isso, que hoje rejeito e resisto a todas as tentativas de Satanás de me roubarem de minha vida a vontade de Deus. Revisto-me como Sangue de Jesus, com a benção do Pai e o poder do Espírito Santo para proteger a minha família de tudo aquilo que não vem de Deus e está procuando atingir-nos com aflição, doenças, misérias, adultérios, traição, abandono do lar e brigas constantes, e para quebrar todas as cadeias do mal, todos os tropeços e armadilhas de satanás. É somente em teu nome que nada interferirá na obra do Senhor que se realiza em minha vida e na vida dos meus familares. Portanto, eu, em nome do Senhor Jesus e pelo seu poder, derrubo hoje as fortalezas de Satanás contra meus pensamentos, minha mente, e a submeto a ti Senhor e através do seu poder, do seu amor, terei sempre uma mente sã e cheia de sabedoria de Deus. Derrubo também as muralhas do inimigo constituídas no meu corpo e no meu coração. Entrego-os a Ti e peço-te toma conta deles, pois eles são seus. Mostra-me como satanás está impedindo, tentando, mentido, distorcendo tudo em minha vida, e por isso, minha mente, meu corpo e meu coração sofrem. Mas agora por Ti, através de ti Pai, retiro da mão do inimigo tudo que ele tinha dominado pela minha fraqueza, minha ignorância e minhas revoltas. Retiro da mão do inimigo e entrego a Ti… receba Pai, meu corpo, minha mente, meu coração e meu Espírito. Eu me submeto a Ti e suplico de todas as maneiras a Tua vitória sobre todas as forças malígnas em minha vida, vinda geneticamente, pelo sangue do meus antepassados e que chegaram a mim e eram iniquidades deles que contaminaram a minha vida. Renuncio a tudo que vem do maligno e que por desconhecimento entraram em minha vida. E tudo isso faço em nome e pela autoridade do Senhor Jesus Cristo. E agora agradeço-te Pai, pela armadura que providenciaste: Eu me cinjo com o cinturão da verdade, revisto-me da couraça da justiça, calço-me da sandálias da paz e coloco o capacete da slavação, levanto o escudo da fé contra os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito Santo, que é a palvra de Deus. Contra toda as forças do mal me revisto desta amardura, tornando-me assim, um verdadeiro soldado teu, Pai!!!!
Amém, Aleluia!!!

(Reze o creio em Deus Pai). 



domingo, 21 de junho de 2015

Por que ir à Igreja?


Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos:

“Eu tenho ido à Igreja por 30 anos, ele escreveu, e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, eu não consigo lembrar sequer de um deles… Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo, e os padres e pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!”

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para prazer do Editor-Chefe do Jornal, que por semanas foi recebendo e publicando cartas sobre o assunto, até que alguém escreveu este argumento:

“Eu estou casado há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter preparado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas, de uma coisa eu sei … Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado essas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.”  

(Desconheço a autoria)




Domingo: Dia do Senhor



Objetivos: 
  • Despertar nos catequizandos a convicção de que o domingo é um dia reservado para o Senhor.
  • Entender por que hoje a Igreja guarda o domingo e não o sábado como fazia no Antigo Testamento.

Ambiente: 
  • Imagem de Jesus
  • Bíblia, vela, toalha branca, flores

    Recursos:
    • Imagem de comunidade reunida.
    • Quadro ou fotografia de sua igreja. Fotografias de algum evento importante da sua comunidade. 
    • Imagens de comunidade reunida.
    • Quadro ou fotografia de sua igreja.
    • Fotografias de algum evento importante da sua comunidade.



      1. Acolhida e Oração Inicial
      • Receber as crianças com alegria e fundo musical.
      • Criar clima de oração par conversar com Deus. 
      • Em círculo e de mãos dadas, reze, ressaltando a alegria de formar a comunidade de fé, lugar da presença e manifestação do Ressuscitado.
      • Rezar a oração do Pai-Nosso.

        2. Motivação 
        • Começar perguntando quais são os dias da semana e o que eles fazem em cada dia. Perguntar também qual o dia que eles gostam e por que. Começar o tema a partir de suas respostas. 
        • Para os cristãos, o Domingo é um dia muito importante. Vocês sabem por que?

        3. Leitura
        • Organize um trabalho de pesquisa na Bíblia, formado por dois grupos de catequizandos, para identificarem nos textos bíblicos o que se diz sobre o Dia do Senhor:

        - Primeiro grupo 

        Ler os  os seguintes textos: Ex 16,5.22-30; Ex 20,8-11; Ex 31,12-17; Nm 15,32-36; Dt 5,12-15.
        • Relatar a forma como se celebrava o sábado judaico.


        - Segundo grupo

        Ler os seguintes textos: Mt 28,1; Mc 16,2; Lc 24,1; Jo 20,1; At 20,7; 1Cor 16,1-3; Ap 1,10.
        • Tendo como base os textos acima, relatar o que aconteceu no primeiro dia da semana.


        - Pode-se organizar uma dramatização ou outra forma para representar de forma ilustrativa o que foi estudado nos grupos.


        4. Desenvolvendo o tema

        A partir do que os grupos constataram, explicar que no sábado os judeus celebram a memória do repouso de Deus no sétimo dia, quando concluiu a criação. A libertação da escravidão no Egito também é comemorada nesse dia.

        A Bíblia nos diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. O sétimo dia é o sábado. Antes da morte de Jesus, o povo que seguia as leis de Deus mantiveram o sábado como dia muito importante  não trabalhava neste dia. Após a morte de Jesus, seus seguidores começaram a se reunir no primeiro dia da semana, isto é, no domingo, pois na Bíblia aparece que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e que também apareceu para os seus seguidores nesse dia. Desde então os cristãos passaram a ter o Domingo como o dia do Senhor, isto é, o dia do encontro com Jesus. Eles se reuniam em assembléia para fazer memória da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. E isto é celebrar a Páscoa. Assim, também nós continuamos a celebrar semanalmente a Páscoa de Jesus.

        Recordar o que disseram que fazem no dia de Domingo. Acrescentar: Agora vocês sabem que o domingo é o dia do Senhor, o dia do encontro com Jesus. Esse encontro se dá na Comunidade reunida em nome de Jesus. A nossa comunidade se reúne no dia de domingo para se encontrar com Jesus? Há alguma celebração? O que é realizado nesta celebração?

        Como nós cristãos, hoje, devemos fazer para viver melhor “o dia do Senhor”?

        Perguntar se os catequizandos conhecem pessoas que se dizem católicas, mas acham que  não precisam ir à igreja aos domingos. Perguntar o que eles acham dessa atitude.


         Realizar a seguinte dinâmica:
        • Entregar um palito de churrasco para cada catequizando e pedir para que quebrem. Perguntar se foi fácil.
        • Entregar mais um palito para cada catequizando.
        • O catequista fica com um pedaço de madeira mais longo e grosso (pode ser um pedaço de cabo de vassoura).
        • Pedir para que os catequizandos observem os pedaços de madeira separados.
        • Reunir todos os palitos em torno do pedaço de madeira maior, formando um feixe. Passar o feixe de mão em mão e pedir para que tentem quebrá-lo.

        Perguntar: Qual a diferença entre os gravetos separados e os unidos? Por que os primeiros quebraram e os segundos não?

        Explicar que os palitos são como os católicos que não participam da sua comunidade: quebram-se com facilidade, ou seja, qualquer problema mais sério tendem a abandonar a fé. Dizem que rezam em casa  e que isto lhes basta. Porém, o encontro com Jesus ressuscitado (o pedaço de madeira maior) se dá em comunidade. Quando participamos da comunidade somos fortes porque estavam unidos entre nós e com Jesus (feixe). O domingo é o dia da reunião da comunidade com Jesus que se manifesta ressuscitado a cada “oito dias”. Em casa não nos encontramos com Cristo como na comunidade, pois não podemos nos unir aos irmãos que comungam da mesma fé que temos. Por isso, todos os cristãos católicos devem participar da missa dominical, ou onde não é possível, da Celebração da Palavra, em sua comunidade local. 
        • Pedir para que leiam individualmente o Sl 117 (118) e escolham um versículo que mais lhes chamou a atenção para rezar.

        5. Oração Final e Encerramento

        Convidar a turma para encerrar o encontro. Pedir que cada um reze o versículo do salmo 117 (118) que mais lhe chamou a atenção.

          Leitor: 

          No início do século IV, quando o culto cristão era ainda proibido pelas autoridades imperiais, alguns cristãos do norte da África, que se sentiam obrigados a celebrar o dia do Senhor, desafiaram tal proibição. Ao raiar da manhã, quando terminaram a celebração eucarística, foram denunciados ao governador romano. Ao serem interrogados, um a um declarava: “Sem o domingo, não podemos viver”. Foram martirizados, porque não lhes era possível viver sem a Eucaristia.

          Catequista: 

          Ó Pai, recordamos a maravilhosa ressurreição de seu Filho Jesus, vitorioso sobre a morte e presente na comunidade no primeiro dia da semana, quando derramou o Espírito sobre os apóstolos reunidos.
          Nós, muitas vezes, faltamos com o nosso compromisso de viver o domingo como a festa do Ressuscitado em nosso meio. Por isso, vos pedimos perdão.
          Ensina-nos a viver o domingo em nossa vida, como um estilo de ser cristão que encontre tempo para ajudar o outro, visitar os doentes e desfrutar a alegria de sermos irmãos na mesma comunidade de fé.
          Vós sois o Deus de bondade que quereis ficar conosco por seu Filho Jesus na unidade do Espírito Santo. Amém.



          Fontes:
          • Bíblia Sagrada
          • Livro Crescer em Comunhão
          • Livro Iniciação à Eucaristia – Nucap
          • Livro Caminho – Diocese de Duque de Caxias


          ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO DO DIA 20.06.2015