Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

Quem é grande aos olhos de Deus?


Tenho pensado muito sobre essa necessidade das pessoas se sentirem maiores ou melhores do que as outras. Isso acontece em todos os lugares e, infelizmente, sabemos que isso ocorre até entre os membros da Igreja, onde muitos se acham mais importantes pelos cargos que exercem, outros porque são amigos do padre, e alguns porque contribuem com dízimos maiores.

Isso pode acontecer com qualquer um de nós. É necessário estar em constante vigilância para não cairmos na tentação de achar que o nosso trabalho é mais importante do que o do nosso irmão, de pretender ser maior ou melhor do que o outro. Isso é orgulho. O orgulho é pecado, e o pecado nos tira da graça de Deus. Não somos maiores nem menores do que ninguém. Todos somos importantes para Deus, para a Igreja. cada um com a sua aptidão. Deus nos fez diferentes para que precisássemos uns dos outros. Como no quebra-cabeça, todos somos peças necessárias para que o quadro fique completo. 

Nessa quinta-feira, estava preparando os últimos detalhes para a Coroação de Nossa Senhora e ouvindo o programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, e a mensagem trazida pelo missionário Márcio Mendes "tocou fundo em meu coração". Levou-me a refletir sobre as minhas atitudes e sentimentos.

A palavra meditada naquela manhã está em São Marcos 9,33-37: "Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "Que discutíeis pelo caminho?" Eles, no entanto, ficaram calados, porque no caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!" Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: "Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe. E quem me acolhe, acolhe, não a mim, mas Àquele que me enviou."

Ele inicia comentando o título do capítulo: Quem é o maior? Diz que, já na infância, quando ainda no colo de nossos pais, queremos saber se somos mais amados que os nossos irmãos, se somos melhores ... E que, se a gente não tomar cuidado, vamos passar a vida perguntando quem é o maior, quem manda, tanto em casa, como no trabalho, ou em qualquer outro lugar que frequentamos, criando um clima de disputa, gerando discórdias, divisões e tristezas entre as pessoas que devíamos amar. 

Ao ser perguntado por Jesus sobre o que discutiam pelo caminho, os discípulos ficaram calados. Talvez tenham ficado envergonhados por saber que aquilo que sentiam não era do agrado de Deus. Não tiveram coragem de colocar diante de Deus o que discutiram por saber que a conversa que tiveram era condenável.

“Grande aos olhos de Deus não é aquele que faz grandes coisas, mas aquele que faz tudo com amor”, afirma Márcio. Ser uma pessoa melhor é muito mais importante do que cargo importante. É isso que Jesus está dizendo para os seus discípulos.

Não devemos nos comparar com ninguém - nos ensina ele. Se tivermos que fazer comparação que seja com nós mesmos, de como estamos hoje em relação ao que fomos ontem. Não posso usar outra pessoa como uma medida, pois isso me causaria frustração. Cada um com sua aptidão. Deu como exemplo o peixe e o macaco. Como posso comparar os dois? O peixe é bom na água, ele não sobe em árvores, assim como o macaco não é bom na água e sim, subindo em árvores. Não devo me comparar com ninguém, eu preciso me comparar comigo mesmo. Eu preciso me medir todos os dias na missão que Deus me confiou. 

O que mais chamou a minha atenção e que respondeu a dúvida que estava no meu coração, foi quando ele falou sobre o critério que devemos usar para saber se o que estamos fazendo é bom, se estamos com Deus ou não. Diz ele: Se o que estamos fazendo aumenta a quantidade de amor no mundo, se o que estamos fazendo aumenta o amor entre as pessoas, o que estamos fazendo é bom. E o que fazemos de bom traz Deus para as nossas vidas. Porém, se o que estamos fazendo separa as pessoas, está causando antipatia, divisão, discórdia, tirando a paz, então temos que parar o que estamos fazendo, pois isso não presta, não é bom, é diabólico! Se não traz paz, se está causando divisão, não é de Deus, é do diabo!


Somos peças de um quebra-cabeça. Todos somos necessários
 para que o quadro fique completo.

Eu vou postar abaixo o texto na íntegra, principalmente porque não posso perder de vista tão precioso ensinamento. 


Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2014.


A bondade nasce do amor


"Como há pessoas que querem ser maiores ou melhores que as outras! Implantamos, muitas vezes, dentro da nossa casa, um grau de comparação, criando em nossos lares e relacionamentos divisões e disputas.

Não façamos comparações. Cada um de nós possui aptidão particular por alguma atividade. Quando nos comparamos aos outros, começamos a nos frustrar. Quer ser grande? Comecemos pelas coisas pequenas e nos tornaremos extraordinários.

O Senhor não nos chamou apenas para a grandeza, mas para a perfeição. Se quisermos ser o maior, estejamos a serviço de todos. Grande aos olhos de Deus não é aquele que faz grandes coisas, mas aquele que faz tudo com amor. A pessoa que ama vai ao encontro da necessidade dos outros.

Quando alguém perde o sentido da vida, é sinal de que ela não tem movido sua vida pelo amor e por amor. Coloquemos o sentido da nossa vida naquilo que não é passageiro. Vida sem amor é vida sem rumo. Não amemos qualquer coisa, mas coloquemos nosso amor no que vale a pena. Amemos Deus em primeiro lugar e conseguiremos amar as pessoas.

A idolatria é um amor exagerado pelas coisas. Quantos de nós temos cultuado bens materiais! Prestar culto a Deus é nos prostrarmos diante da Sua presença, ir ao encontro de alguém necessitado, amar as pessoas que estão ao nosso lado.

Se ensinarmos aos nossos filhos que na vida só temos valor pelo que possuímos, eles crescerão e enfrentarão a vida correndo atrás daquilo que é supérfluo. Eduquemos para que nossos filhos aprendam o que é o amor.

Amar dá trabalho, porque amar é cuidar do outro, mas são gratificantes os frutos que colhemos pelo amor. O amor é o critério para servir. O pecado nos tira da graça de Deus; em contrapartida, o bem que fazemos nos aproxima do Senhor. A presença do Pai do Céu é muito mais forte que o pecado.

É inútil tentar tirar o pecado de dentro de nós, porque nos envolvemos com ele. Façamos o contrário: coloquemos Deus em nosso coração, e assim o pecado não terá espaço em nós. Acolhendo Jesus, acolhemos o céu dentro de nós.

O que temos feito traz Deus para perto de nós ou nos afasta d'Ele? Ser uma pessoa melhor pela bondade é diferente de buscar posição social ou status. Usemos nosso tempo e experiência para nos tornarmos pessoas cheias de qualidades. O tempo precisa nos amadurecer.

Para ser maior, não desejemos ser maiores que os outros, mas sim maiores do que fomos ontem. Sejamos melhores em nossa vida de oração, como homens e mulheres de Deus.

A bondade independe de motivos. Ser bondoso nos torna mais belos. Podemos fazer o bem a todas as pessoas, mas sem recompensas, simplesmente porque Deus habita em nosso coração."

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Preparando-se para o Natal


A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor.

Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico). 

Como se estrutura o Tempo do Advento
O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade do Natal. Ele começa na tarde (1ª véspera) do primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde (1ª véspera) do Natal. 

Este ano, o tempo do Advento começa no domingo, dia 30 de novembro, e se prolonga até a tarde de quarta feira, dia 24 de dezembro, em que começa propriamente o Tempo de Natal. 

O tempo do Advento possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos. Podemos distinguir dois períodos. No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo. As leituras da Missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, cada dia, e sua vinda há dois mil anos.

No segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. Com a intenção de fazer sensível esta dupla preparação de espera, a liturgia suprime durante o Advento uma série de elementos festivos. Desta forma, na Missa já não rezamos o Glória. Se reduz a música com instrumentos, os enfeites festivos, as vestes são de cor roxa, o decorado da Igreja é mais sóbrio, etc. Todas estas coisas são uma maneira de expressar tangivelmente que, enquanto dura nosso peregrinar, nos falta alo para que nosso gozo seja completo. E quem espera, é porque lhe falta algo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo, haverá chegado a Igreja à sua festa completa, significada pela Solenidade do Natal.

O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal. 

Quanto às leituras das Missas dominicais, as primeiras leituras são tomadas de Isaías e dos demais profetas que anunciam a Reconciliação de Deus e, a vinda do Messias. Nos três primeiros domingos se recolhem as grandes esperanças de Israel e no quarto, as promessas mais diretas do nascimento de Deus. Os salmos responsoriais cantam a salvação de Deus que vem; são orações pedindo sua vinda e sua graça. As segundas leituras são textos de São Paulo ou das demais cartas apostólicas, que exortam a viver em espera da vinda do Senhor.


A cor dos paramentos do altar e as vestes do sacerdote é o roxo, igual à da Quaresma, que simboliza austeridade e penitência.

São quatro os temas que se apresentam durante o Advento:

I  Domingo

A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão.


II Domingo


A conversão, nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do profeta João Batista: “Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus? Na semana anterior nos reconciliamos com as pessoas que nos rodeiam; como seguinte passo, a Igreja nos convida a acudir ao Sacramento da Reconciliação (Confissão) que nos devolve a amizade com Deus que havíamos perdido pelo pecado. Acenderemos a segunda vela roxa da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

Durante esta semana poderíamos buscar nas diferentes igrejas mais próximas, os horários de confissões disponíveis, para quando chegar o Natal, estejamos bem preparados interiormente, unindo-nos a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.


III Domingo

O testemunho, que Maria, a Mãe do Senhor, vive, servindo e ajudando ao próximo. Na sexta-feira anterior a esse Domingo é a Festa da Virgem de Guadalupe, e precisamente a liturgia do Advento nos convida a recordar a figura de Maria, que se prepara para ser a Mãe de Jesus e que além disso está disposta a ajudar e a servir a todos os que necessitam. O evangelho nos relata a visita da Virgem à sua prima Isabel e nos convida a repetir como ela: “quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha a visitar-me?

Sabemos que Maria está sempre acompanhando os seus filhos na Igreja, pelo que nos dispomos a viver esta terceira semana do Advento, meditando sobre o papel que a Virgem Maria desempenhou. Propomos que fomentar a devoção à Maria, rezando o Terço em família. Acendemos como sinal de esperança gozosa a terceira vela, de cor rosa, da Coroa do Advento.


IV Domingo

O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas e a prédica, dirigem seu olhar à disposição da Virgem Maria, diante do anúncio do nascimento do Filho dela e nos convidam a “aprender de Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo”. Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos; agora nos resta somente esperar a grande festa. Como família devemos viver a harmonia, a fraternidade e a alegria que esta próxima celebração representa. Todos os preparativos para a festa deverão viver-se neste ambiente, com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, as famílias e as comunidades. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento, de cor roxa.


As figuras Bíblicas principais do Advento
Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.
“Atentos e vigilantes”
A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da esperança cristã. A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos cerca e nos empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de Deus que quer restaurar todas as coisas. O nosso relacionamento com o nosso corpo e os nossos afetos, com nossos familiares e pessoas íntimas, nossa participação na vida eclesial e social devem estar no foco de nossa atenção. A preparação para celebrar o Natal demanda uma confissão sacramental bem feita e um propósito firme de renovação interior.
“Orai a todo momento”
Este tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida de oração. A leitura orante deste período nos coloca em contato com as profecias de salvação do Antigo Testamento, com a expectativa que os cristãos da Igreja primitiva tinham da Parusia e com os eventos principais que antecederam o nascimento de Jesus. A recordação dos eventos que antecederam a primeira vinda de Cristo se torna a base da preparação da Igreja para o novo Advento do Senhor. A Santa Missa e a Liturgia das Horas são os principais momentos celebrativos. Os exercícios de piedade, como a oração e a meditação dos mistérios gozosos do Rosário, a oração do Angelus Domini e a Novena de Natal podem ser um caminho feliz para a vivência da oração comunitária neste tempo.
“Para ficardes em pé diante do Filho do Homem”
Cada um de nós, apesar do pecado e do mal que nos cerca, deve desejar sempre mais a felicidade, aceitando que, em última análise, ela é o Reino dos Céus, a vivência em comunhão plena e eterna com Deus. Para isto é necessário vivermos dirigindo nossa vida para esta meta, colocando nossas forças no socorro da graça do Espírito Santo. Deus já nos criou desejando a felicidade. Contudo, por causa do pecado, vamos procurando nas criaturas aquela completude que só pode ser vivida na comunhão com o Criador. O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua relação com Deus e usarmos elas como meios de estarmos com Ele, colocando nossa esperança nas realidades que não passam.

Temos quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor. A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar em vela, mantendo uma especial atitude de conversão. A segunda semana nos convida, por meio do Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. A terceira semana preanuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. Finalmente, a quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.
A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão.


Para aprofundar...
Para saber mais sobre o assunto, indicamos CIC, nos 1168 até 1171; no Compêndio do Catecismo, perguntas de 241 e 242; no Youcat, perguntas de 184 até 186; e, Sacrosanctum Concilium, parágrafos 102 e 105.


Fontes:
Arquidiocese do Rio de Janeiro (por Pe. Vitor Gino Finelon)
Acidigital







segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Novena "Maria, Passa à Frente!"


Primeiro Dia

MARIA, PASSA À FRENTE da minha vida!
“Deus reuniu todas as águas e as chamou de ‘mar’. Reuniu todas as graças e as chamou de ‘Maria’!” (São Luiz Maria Grignon de Montfort).

1. Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus (Lc 1, 26-38)

3. Ladainha “Maria, passa à frente da minha vida!”

Da minha vida, Maria passa a frente...

Dos meus anseios e receios, Maria passa a frente...
Das minhas intenções e necessidades, Maria passa a frente...
Dos meus desejos e dos meus sentimentos, Maria passa a frente...
Dos meus pensamentos e das minhas vontades, Maria passa a frente...
Das minhas lembranças e da minha memória, Maria passa a frente...
Da minha liberdade e das minhas posturas, Maria passa a frente...
Das minhas atitudes e das minhas palavras, Maria passa a frente...
Das minhas noites e dos meus dias, Maria passa a frente...
De tudo que é importante para mim, Maria passa a frente...
Do que sinto, de como estou e do que preciso, Maria passa a frente...
Do que me sobra e do que me falta, Maria passa a frente...
De tudo aquilo que já fiz, Maria passa a frente...
De tudo que ainda me resta fazer e ser, Maria passa a frente...
Da minha luta contra o pecado, Maria passa a frente...
Da minha vocação à santidade, Maria passa a frente...
Do meu passado, presente e futuro, Maria passa a frente...

Oração “Maria, passa à frente!”

Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!
Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!

Segundo dia

MARIA, PASSA À FRENTE da minha saúde!
“São Bernardo diz que converteu mais almas por meio da Ave-Maria, do que através de todos os seus sermões” (São João Maria Vianney).

1. Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus (Lc 1, 39-56)

3. Ladainha “Maria, passa à frente da minha saúde!”

Da minha saúde, Maria passa à frente...

De cada célula deste corpo que é templo do Espírito Santo, Maria passa à frente...

De cada gota de sangue que circula em minhas veias, Maria passa à frente...
De cada batida do meu coração, Maria passa à frente...
Para um bom funcionamento do meu metabolismo, Maria passa à frente...
Para que meus ossos e minha musculatura ganhem o sopro da vida, Maria passa à frente...
Para que não caia um só fio de cabelo da minha cabeça, sem que seja da vontade de Deus, Maria passa à frente...
Para que nada e nem ninguém me fure, me fira, me quebre, me machuque, Maria passa à frente...
Para que seja liberta de todos os males, perigos e maldades, Maria passa à frente...
Quando as aflições baterem em minha porta, Maria passa à frente...
Quando a angústia invadir a minha alma, Maria passa à frente...
Quando as tentações quiserem me derrubar, Maria passa à frente...
Quando o desespero quiser me ganhar, Maria passa à frente...
Quando, apesar dos meus esforços, eu voltar à vida velha, Maria passa à frente...
Quando a secura interior parecer extinguir em mim todo o desejo fervoroso, Maria passa à frente...
Quando mil pensamentos importunos me distraírem a oração, Maria passa à frente...
Quando me humilharem e me entristecerem, Maria passa à frente...
Quando me abandonarem os amigos, Maria passa à frente...
Quando eu for vítima de alguma injustiça, Maria passa à frente...
Quando me devolverem com o mal o bem que eu fiz, Maria passa à frente...


Oração “Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Terceiro dia

MARIA, PASSA À FRENTE do meu trabalho!
“Agradeçamos a Nossa Senhora, pois foi ela quem nos trouxe Jesus” (São Pio de Pietrelcina).


1. Oração ao Espírito Santo 

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus (Lc 2, 1-14)

3. Ladainha “Maria, passa à frente do meu trabalho!”

Do meu trabalho, Maria passa à frente...
Do meu ambiente de trabalho, Maria passa à frente...
Dos meus colegas de trabalho, Maria passa à frente...
Daqueles com quem trabalho e para quem trabalho, Maria passa à frente...
Dos meus dons e talentos, Maria passa à frente...
Da maneira como uso meu salário, Maria passa à frente...
Da minha luta por dias melhores, Maria passa à frente...
Da minha inteligência e da minha vontade, Maria passa à frente...
Dos meus concursos, testes e entrevista que fiz e farei, Maria passa à frente...
Do meu crescimento profissional, Maria passa à frente...
Quando a inveja e ciúmes tiverem de mim, Maria passa à frente...
Quando a competição, a vaidade e o orgulho falarem mais alto, Maria passa à frente...
Para que eu seja protegida das falsidades e das trapaças, Maria passa à frente...
Para que eu seja protegida das armadilhas e arapucas, Maria passa à frente...
Para que eu não viva no ócio, Maria passa à frente...
Do meu descanso e do meu lazer, Maria passa à frente...
Dos que trabalham para Deus, Maria passa à frente...
Dos que "dão trabalho para Deus", Maria passa à frente...
Para que Deus trabalhe em nós, através da nossa fé e vida de oração, Maria passa à frente...
Das minhas necessidades materiais e espirituais, Maria passa à frente...

Oração “Maria, passa à frente!

Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições! Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Quarto dia

MARIA, PASSA À FRENTE das minhas finanças!
“Jamais se ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a esta Mãe Celeste, sem que não tenha sido prontamente atendido” (Dom Bosco).

1. Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus (Lc 2, 41-52)

3. Ladainha “Maria, passa à frente das minhas finanças!”

Das minhas Finanças, Maria passa à frente...

Das minhas fontes de suprimentos, Maria passa à frente...
Das pessoas com quem tenho que lidar por conta do meu dinheiro, Maria passa à frente...
Para que eu não coloque o dinheiro no lugar de Deus, Maria passa à frente...
Para que as preocupações exageradas sobre o que comer, o que vestir, onde morar e o que o possuir não desvie o olhar da eternidade, Maria passa à frente...
Para que eu deixe passar o que passa e abrace o que não passa, Maria passa à frente...
Para que eu acumule tesouros lá no Céu, Maria passa à frente...
Para que eu não desperdice o que Deus, de maneira tão generosa me dá a todo instante, Maria passa à frente...
Para que eu saiba viver da Divina Providência e experimente dia a dia os seus milagres, Maria passa à frente...
Para que eu não peque pela corrupção, pela ganância e pela avareza, Maria passa à frente...
Para que eu vença a tentação dos Três "Pês": Poder; Prazer e Possuir, Maria passa à frente...
Para que eu saiba socorrer aos necessitados que Deus coloca em meu caminho, Maria passa à frente...
Para que nunca me falte o necessário para o dia a dia, Maria passa à frente...
Do Dízimo que dou na minha comunidade de fé, Maria passa à frente...
Da minha contribuição às obras de evangelização, Maria passa à frente...
Para que eu me ocupe das coisas de Deus, Maria passa à frente...
Para que eu não fique presa à dívida alguma, Maria passa à frente...
Para que eu consiga honrar com os meus compromissos, Maria passa à frente...
Para que eu e minha família cresçamos em sabedoria, idade e graça, Maria passa à frente...


Oração “Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Quinto dia

MARIA, PASSA À FRENTE da minha casa!
“Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisto conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós” (São Boaventura).

1. Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus (Jo 19,25-27)

3. Ladainha “Maria, passa à frente da minha casa!”

Da minha casa, Maria passa à frente...

De quem entra e de quem sai da minha casa, Maria passa à frente...
De cada cômodo da minha casa, Maria passa à frente...
De cada pessoa que passa em frente a minha casa, Maria passa à frente...
De toda notícia, correspondência que chega à minha casa, Maria passa à frente...
De tudo que existe em minha casa, Maria passa à frente...
Dos meus animais de estimação, Maria passa à frente...
Dos meus vizinhos, Maria passa à frente...
Para que sejamos protegidos de assaltos, acidentes, incêndios, e sequestros, Maria passa à frente...
Para que sejamos poupados de inundações, raios e tempestades, tremores, ventos fortes, Maria passa à frente...
Para que a infelicidade e a infidelidade nunca nos visitem, Maria passa à frente...
Para eu as pragas e as maldições nunca tenham vez, Maria passa à frente...
Para que sejamos guardados da inveja e do ciúme, Maria passa à frente...
Para que sejamos guardados do mau olhado e dos maus agouros, Maria passa à frente...
Para que sejamos poupados da morte cruel e repentina, Maria passa à frente...
Para que não nos atormentem cenas terríveis, visões espantosas e sonhos pavorosos, Maria passa à frente...
Das pragas e maldições, Maria passa à frente...
Para que os anjos maus partam em retirada de nossa casa, Maria passa à frente...
Para que sejamos libertos das investidas do demônio, Maria passa à frente...
Para que nossa casa seja uma casa de oração, Maria passa à frente...


Oração “Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e 

impossíveis. Amém!

Sexto dia

MARIA, PASSA À FRENTE da minha família!
Como gostam os homens de que lhes recordem o seu parentesco com personagens da literatura, da política, do exército, da Igreja... Canta diante da Virgem Imaculada, recordando-Lhe: ‘Ave, Maria, Filha de Deus Pai; Ave, Maria, Mãe de Deus Filho; Ave, Maria, Esposa de Deus Espírito Santo... mais do que tu, só Deus!” (São João Maria Escrivá).

1. Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus(Mt 12,46-50)

3. Ladainha “Maria, passa à frente da minha família!”



Da minha família, Maria passa à frente...

Para que a minha família seja de Deus, Maria passa à frente...
Afim de que o amor seja lei em nossa casa, Maria passa à frente...
Para que os nossos Anjos da Guarda se saúde, afim de que a nossa comunicação seja perfeita e nossos relacionamentos agradáveis aos olhos do Pai, Maria passa à frente...
Para que a minha família seja um celeiro de santas vocações para o altar e a vida consagrada, o matrimônio e a sociedade, Maria passa à frente...
Para que não falte o pão de cada dia e a graça do trabalho, Maria passa à frente...
Para que não haja amargura e egoísmo em nossa casa, Maria passa à frente...
Para que a mentira e a tristeza não nos ganhem, Maria passa à frente...
Para que o ódio, as contendas e as desuniões não falem alto, Maria passa à frente...
Para que não haja em nossas famílias para a frieza, a falta de diálogo e a indiferença, Maria passa à frente...
Para que nossas famílias sejam protegidas do ciúme e da inveja, Maria passa à frente...
Para que sejamos poupados de toda forma de violência e de maldade, Maria passa à frente...
Afim de que sejam estreitados os laços familiares que nos une, Maria passa à frente...
Afim de que sejam dilatados nossos corações pela força renovadora do perdão, Maria passa à frente...
Para que nossa família seja uma Igreja Doméstica e um Santuário da Vida, Maria passa à frente...
De toda doença, vício, acidente, má tendência, má inclinação, e mau costume que tenham sido transmitidos, de geração em geração em minha família, Maria passa à frente...
Para que não morramos antes da graça da conversão e sem antes de vermos a salvação dos nossos, Maria passa à frente...
Para que o momento da nossa partida, encontremos as portas do Céu abertas, Maria passa à frente...
Para que eu e minha casa sirvamos ao Senhor e a mais ninguém, Maria passa à frente...


Oração “Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Sétimo dia

MARIA, PASSA À FRENTE dos meus afetos e relacionamentos!
“A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levarmos Jesus Eucarístico no nosso peito” (Santo Hilário).

1. Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus(Lc 2,22-32)

3. Ladainha “Maria, passa à frente dos meus afetos e relacionamentos!”

Dos meus afetos, Maria passa à frente...

Dos meus amigos e dos meus inimigos, Maria passa à frente...
Da minha sexualidade e afetividade, Maria passa à frente...
Dos meus relacionamentos, Maria passa à frente...
Da maneira como lido com as pessoas, com os fatos e acontecimentos, Maria passa à frente...
Para que nossas conversas e afazeres sejam sempre ditados pelos Santos Anjos e nunca por uma corja de anjos maus e decaídos, Maria passa à frente...
Das nossas brincadeiras e trabalhos, lazeres e decisões, Maria passa à frente...
Para que eu ande sempre no caminho da retidão e da santidade, da pureza e da verdade, Maria passa à frente...
Para que eu sempre ande no caminho da misericórdia, da mansidão e da concórdia, Maria, passa à frente...
Para que eu não dê aos mexericos e fofocas, Maria, passa à frente...
Daqueles que me magoaram, traíram e trapacearam, Maria, passa à frente...
Daqueles que falam algo sobre mim, Maria, passa à frente...
Daqueles que decidem algo sobre mim, Maria, passa à frente...
Daqueles que pensam algo sobre mim, Maria, passa à frente...
Para que o olhar arrogante não me veja, Maria, passa à frente...
Para que a língua maldizente não me fira, Maria, passa à frente...
Para que a mão malvada não me toque, Maria, passa à frente...
Para que o passe maldito não cruze o meu caminho, Maria, passa à frente...
Para que eu não seja causa de queda para ninguém, Maria, passa à frente...
Para que,em mim tudo esteja ordenado para a glória de Deus Uno e Trino, Maria, passa à frente...


Oração“Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Oitavo dia


MARIA, PASSA À FRENTE da minha fé!
“Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do Céu e da Terra, mas ela é mais Mãe que Rainha” (Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face).

1. Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus(Ap 12,1-5.7.10)

3. Ladainha “Maria, passa à frente da minha fé!”

Da minha fé, Maria passa à frente...

Para que eu tenha uma fé viva e nova, carismática e comprometida com os irmãos, Maria passa à frente...

Assim que seja reinflamado o dom de Deus em minha alma, Maria passa à frente...
Para que Jesus seja o Senhor da minha vida, Maria passa à frente...
Para que a minha caridade cubra uma multidão de pecados, Maria passa à frente...
Do meu Pentecoste pessoal e cotidiano, Maria passa à frente...
Da minha vida de oração, Maria passa à frente...
Da minha visão espiritual, Maria passa à frente...
Da minha audição espiritual, Maria passa à frente...
Da maneira como eu leio a Bíblia, Maria passa à frente...
Para que eu tenha ouvidos de discípulo e boca de profeta, Maria passa à frente...
Para que eu seja discípulo e missionário de Jesus, Maria passa à frente...
Para que a minha fé seja associada às obras, Maria passa à frente...
Para que os homens, vendo minhas obras, glorifiquem o Pai que estais no Céu, Maria passa à frente...
Para que eu tenha profecia no olhar, Maria passa à frente...
Para que eu seja sal da terra e Luz do mundo, Maria passa à frente...
Para que eu seja liberta de toda raiz do pecado, vício e enfermidade, Maria passa à frente...
Para que o Senhor atualize em mim seu poderoso ministério de cura e libertação, Maria passa à frente...
Quando eu tiver vontade de abandonar tudo e a todos, Maria passa à frente...
Para que nada cometamos de errado, por desconhecimento ou desobediência à Santa Palavra de Deus e aos demais ensinamentos da Santa Madre Igreja, Maria passa à frente...


Oração “Maria, passa à frente!”



Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!


Nono dia


MARIA, PASSA À FRENTE dos meus impossíveis!
“As orações de Maria junto à Majestade Divina têm mais poder do que as preces e a intercessão de todos os Anjos e Santos do Céu e da Terra” (Santo Agostinho).

1. Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo! Vinde, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa e nossa Mãe. Amém.

2. Palavra de Deus(Jo 2,1-11)

3. Ladainha “Maria, passa à frente dos meus impossíveis!”

Ladainha “Maria, passa à frente dos meus impossíveis!”

Dos meus impossíveis, Maria, passa à frente!
Daquilo que eu preciso fazer, Maria, passa à frente!
Daquilo que eu não preciso fazer, Maria, passa à frente!
Daquilo que eu não gosto de fazer, Maria, passa à frente!
Daquilo que eu gosto de fazer, mas não posso fazer, Maria, passa à frente!
Do bem que eu fiz e do bem que eu deixei de fazer, Maria, passa à frente!
Das palavras que saem da minha boca, Maria, passa à frente!
Das palavras que me chegam aos meus ouvidos, Maria, passa à frente!
Das imagens que me chegam aos meus olhos, Maria, passa à frente!
Dos pensamentos que ocupam a minha mente, Maria, passa à frente!
Das sensações que tomam o meu corpo, Maria, passa à frente!
Dos sentimentos que habitam em meu peito, Maria, passa à frente!
Das altas muralhas da minha Jericó, Maria, passa à frente!
Dos Golias e gigantes do meu dia-a-dia, Maria, passa à frente!
Dos Mares Vermelhos que eu tenho que atravessar, Maria, passa à frente!
Para que eu viva com fé e total confiança no Senhor, Maria, passa à frente!
Daquela graça que eu julgo ser muito difícil, impossível ou demorada demais para chegar, Maria, passa à frente!
Das portas que eu fechei por conta de meus pecados, Maria, passa à frente!
Das portas que tem que ser abertas, Maria, passa à frente!
Das portas que tem que ser abertas, onde nem portas e paredes existem,Maria, passa à frente!


Oração “Maria, passa à frente!”


Maria, passa à frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações! A Mãe vai à frente, e os filhos protegidos seguem seus passos. Maria, passa à frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo o que não está ao nosso alcance. Tu tens poder para isso! Mãe, vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições!

Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira. Vai abrindo os corações das pessoas e as portas pelo caminho. Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção. Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Amém!