...

...
...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coroação de Nossa Senhora - Maio de 2013



     No mês de maio deste ano, fizemos uma bela Coroação de Nossa Senhora, em nossa Comunidade! Foi na última terça-feira do mês. Chovia muito! Eu disse para os pequeninos que era chuva de graça! Como sempre, não consigo participar da missa, pois tenho que ficar com as crianças, preparando tudo para o momento da Coroação. O salão paroquial  não fica distante da igreja, mas temos que andar fora da cobertura um trechinho para chegar até lá. E como disse, chovia torrencialmente! 
     Fiquei apreensiva, pensando como chegaríamos até lá, debaixo de toda aquela chuva! Faltavam poucos minutos para o início da coroação e, de repente, a chuva parou. Eu  já devia saber que Nossa Senhora estava na frente de tudo e não nos deixaria na mão! rsrs 
    Agora vou falar um pouquinho sobre o tema da coroação. Eu já havia visto num blog de uma catequista uma sugestão para coroação que falava em meninas vestidas de Maria com denominações diferentes. Gostei da ideia, por imaginar que ficaria muito lindo, mas principalmente porque vislumbrei a oportunidade de ensinar para quem não sabia, que  Maria é chamada carinhosamente por muitos nomes, pelas aparições e por outras razões, mas que é a mesma Mãe de Deus e nossa Mãe.  Isso  meus catequizandos sabem, pois sempre falei disso para eles. Pode parecer absurdo, mas muita gente  não sabe disso!  Muitas vezes percebi que existem pessoas que pensam se tratar de santas diferentes. Já ouvi adulto dizendo que simpatiza, por exemplo, por Nossa Aparecida e que Nossa Senhora de Lourdes não lhe diz nada! rsrs
     
     Estou postando o vídeo, onde dá para ver quase tudo, mas para não haver dúvidas, vou digitar todo o roteiro da Coroação.


          ,



                                               COROAÇÃO DO MÊS DE MAIO DE 2013

                          "TODAS AS NOSSAS SENHORAS SÃO A MESMA MÃE DE DEUS"

  • Convidei seis meninas para representarem Nossa Senhora (Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida,  Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Rosa Mística).
  • Seis  anjos: quatro levavam cestinhos com pétalas e os demais levavam terços, lírios brancos e rosas. 
  • Dois adolescentes para recitar os versos da música "Todas as Nossas Senhoras", do Roberto Carlos.
  • Figurino:   Pode ser visto nas fotos abaixo (a partir da foto 7,  porque nas fotos anteriores,  as meninas ainda não estavam vestidas com os mantos).


ENTRADA DAS CRIANÇAS 

  • Iniciar a música Ave Maria (instrumental).
  • Entram os anjos, dois a dois, que irão subir ao altar e se posicionar ao redor da imagem que será coroada (como apareceu mais uma criança querendo ser anjo, acabei ficando com sete anjos, então a coloquei por último, levando uma rosa).
  • Os adolescentes iniciam a leitura da mensagem.
  • Quando os anjos estiverem quase chegando ao altar, entram as meninas, uma a uma, bem devagar. Cada uma, ao chegar ao degrau que antecede  o altar, vai se posicionando, ficando de frente para a comunidade.
  • Terminada a leitura da mensagem, os adolescentes sobem ao altar e se posicionam para iniciar a coroação. A seguir, as meninas vestidas de Maria também sobem e ficam um pouco afastadas dos anjos, uma ao lado da outra, três de um lado e três do outro.


COROAÇÃO

  • Inicia-se a coroação com a parte final da música "Perfeito foi quem te criou".


FINAL

  • Música "Imenso Amor", da Banda  Dominus.
  • As crianças saem, na mesma ordem que entraram. Os rapazes que coroaram Nossa Senhora saem por último.



                                       NO SALÃO PAROQUIAL, NOS PREPARANDO
                                       PARA A COROAÇÃO.

(foto 1)

(foto 2)

(foto 3)

(foto 4)

(foto 5)



NO HALL DA IGREJA, NOS PREPARANDO PARA A ENTRADA


(foto 6)

(foto  7)

(foto 8)

(foto 9)

(foto 10)



                                                       MOMENTO DA COROAÇÃO


DOIS ADOLESCENTES, MEUS CATEQUIZANDOS, COROARAM A IMAGEM DE
 NOSSA SENHORA (OS MESMOS QUE RECITARAM A LETRA DA MÚSICA).

(foto 11)
(foto 12)


(foto 13)


ORAÇÕES FINAIS,   JUNTO  COM  O 
NOSSO  PÁROCO, PADRE VANILDO


(foto 14)

(foto 15)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Coroação de Nossa Senhora - Mês de Maio de 2012

    

     Que pena que não consegui fazer o upload do vídeo! Vou continuar tentando e, se conseguir, edito este texto para  incluí-lo. Mas vou explicar direitinho tudo que fizemos na Coroação, no mês de maio do ano passado.




    Para a entrada das crianças, escolhemos o canto "Mãezinha do Céu" e para a coroação, a música "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sandenberg.  A escolha da música Mãezinha do Céu, foi pensando em resgatar os cantos que nossas mães nos ensinavam quando pequenos, e que hoje muitas crianças não conhecem mais. 

      Convidar quatro crianças para a coreografia do andor; uma para levar o manto; uma ou duas para as rosas, para os ramos de lírios brancos, para os ramos de oliveira e para o terço; e uma para o cetro. A coroa já pode ficar próxima à imagem para o momento da coroação. 

     Todas as crianças ficam na porta da igreja, já preparadas para a entrada. Quatro crianças ficam à frente, duas a duas,  segurando cada uma um lenço de tecido bem fininho, tipo voal, para fazer a coreografia do andor. Atrás deles, uma outra criança leva o manto. Atrás dessa criança com o manto, seguem em fila dupla: as que levam as rosas; as dos ramos de lírios; as das folhas de oliveira; as dos terços e finalmente, sozinha, a que leva o cetro de rainha. 

    Inicia a música "Mãezinha do Céu" e as crianças entram bem devagar. As quatro da frente se antecipam, deixando uma distância entre elas e a menina que entra com o manto.

     A menina do manto pára  e deixa que os quatro se aproximem do altar. Os que vem atrás, fazem o mesmo. Ficam todos no corredor, enquanto cantam o "Mãezinha do Céu". Terminada o canto da entrada, inicia a música "Coroação da Virgem Maria".

  • Antes do altar, abaixo dos degraus, as quatro crianças que levam os lenços nas mãos, começam a coreografia. Iniciado o primeiro verso, elas levantam os lenços, imitando um andor feito de  nuvens brancas, e circulam no espaço antes dos degraus de subida do altar. Terminado o primeiro verso, eles voltam à posição anterior e sobem ao altar, ficando ao redor da imagem de Nossa Senhora.
  • A menina (ou menino) que leva o manto se adianta e fica no lugar onde estavam os quatro.  Iniciado o segundo verso, ela também gira, mostrando para a assembléia o manto que está levando. Terminado o segundo verso, ela sobe para o altar, e se posiciona para a coroação.
  • A seguir, seguindo o mesmo esquema, entram as duas meninas com as rosas. Elas giram e voltam à posição inicial. Terminado o verso que fala das rosas, elas também sobem para o altar e se juntam às demais crianças. E assim, todas as outras, que entram em duplas.
  • No final, entra a criança que leva o cetro. Iniciado o verso, ela gira, mostra o que leva e sobe para o altar e se junta aos demais.
  • Todos posicionados ao redor da imagem, com o último verso, coroa-se Nossa Senhora. Pode coroar, a mesma menina que entrou com o manto. 

          Letra da Música: "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sardenberg

  1. Num andor de nuvens brancas, queremos te carregar. Rainha dos Anjos para te coroar. (Usei a coreografia dos lenços para imitar o andor de nuvens brancas).
  2. Num manto de céu azul, queremos te agasalhar. Rainha dos apóstolos, para te coroar. 
  3. Com rosas sob teus pés, queremos te perfumar. Rainha dos mártires, para te coroar.
  4. Com ramos de lírios brancos, queremos te circundar. Rainha das Virgens, para te coroar.
  5. Com folhas de oliveira, o altar vamos enfeitar. Rainha da paz, para te coroar. (Usei folhas de outra planta, parecidas com as folhas de oliveira, pois essa árvore não é comum em nossa região).
  6. Centenas de ave-marias, sorrindo vamos cantar. Rainha do Rosário, para te coroar.
  7. Um cetro de amor perfeito, queremos te entregar. Rainha do céu, da terra, para te coroar. (Fiz o cetro com um pedaço de madeira roliço e um bolinha de isopor. Cobri a bolinha de isopor com glitter e o pedaço de madeira com papel dourado. Ficou muito parecido com um cetro.)
  8. Recebe esta coroa, Rainha de todos os homens. Rainha do mês de maio, Maria Virgem, Maria Luz. E dá-nos a tua bênção, Maria, Divina Mãe. Nos somos todos teus filhos, Mãe nossa, Mãe de Jesus!


Josiane foi uma das crianças  que  fizeram
 a coreografia que lembra o andor (foto 1).

(foto 1)


                                                              Kailane e Kaiky  (foto 2) 

(foto 2)

                                               Kaiky, Giovani, João Victor e Kailane (foto 3) 

(foto 3)


                                                                      Kaiky (foto 4)

(foto 4)







domingo, 22 de setembro de 2013

Coroação de Nossa Senhora - Parte 2


     Todos os anos, no mês de novembro, temos uma linda festa em homenagem à nossa Padroeira, Nossa Senhora das Graças. Começa nove dias antes, com novena, terço e missas, com todas as Comunidades de nossa Paróquia. No dia 27 de novembro, iniciamos com a procissão, a seguir a Santa Missa e encerramos com a Coroação da imagem de nossa Mãezinha do Céu. 

     Estou postando o vídeo e algumas fotos, onde registramos a  homenagem prestada pelas crianças da Catequese e de outras meninas de nossa Paróquia, no momento da Coroação, no ano de 2011.  Nesta página, estou postando o vídeo parte 2, a partir da coreografia realizada pelas meninas, Karine, Clara Luísa e Milene.  A entrada das crianças está no vídeo parte 1, que postei em outra página.





                                     COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA





1ª Cena: Cantando a música "Me empresta o teu coração", do Pe. Zezinho, as crianças, vestidas com túnicas brancas, com um manto azul sobre os ombros, entram com pequenos corações nas mãos (esses coraçõezinhos são de borracha; eu os comprei no centro da cidade, numa lojinha daquelas que vendem brinquedos bem baratinhos).

  • As crianças sobem ao altar e se posicionam em círculo, ao redor da imagem de Maria. Uma a uma depositam os coraçõezinhos aos pés de Nossa Senhora.
  • Terminada a música, uma das crianças sai do círculo (o seu lugar deverá ficar vago) e uma adolescente sai da porta lateral que fica ao lado do altar, e ambos se posicionam para receber a coroa e o manto. 


2ª Cena: Três meninas realizam uma coreografia, com a música "Coroação de Nossa Senhora", da Adriana. Elas levam o manto e a coroa, que serão entregues à criança e à adolescente que aguardam no altar.
  • A adolescente recebe o manto e coloca-o em Maria, usando o lugar vago deixado pela criança. A seguir, sai pelo mesmo lugar, ficando ao lado, numa posição respeitosa. A criança recebe a coroa e volta para o seu lugar que ficou vago.


3ª Cena: Em seguida, as crianças realizam uma coreografia com o canto "Perfeito foi quem te criou". No momento determinado no ensaio, coloca-se a coroa na imagem de Nossa Senhora.

  • Finalizada a coroação, um dos anjos, pega uma cestinha que está próximo à imagem e joga pétalas em Nossa Senhora. A seguir, pela porta lateral, entram as meninas que realizaram a coreografia.
  • Podemos finalizar o momento da coroação com uma oração em agradecimento a Deus pelo momento, feita por uma criança, de forma natural e espontânea.

4ª Cena: Encerramento com o canto Consagração à Nossa Senhora.



                      

     Abaixo, postei algumas fotos a partir da coreografia realizada pelas meninas. As fotos da entrada das crianças estão na página da parte 1.



 Coreografia realizada pelas meninas, Clara Luísa, Milene e Karine. 
Milene leva a coroa para ser entregue à criança que vai coroar.
 (fotos 1 e 2) 
(foto 1)
                                                                 
(foto 2)

(Foto 3 - Milene entrega a coroa ao Pedro, criança que vai coroar)

                                                 

                                         Momento após a oferta das pétalas - fotos 4 e 5

(foto 4)

(foto 5)



                               Algumas fotos da chegada das crianças ao altar (fotos 6 e 7), 
                               da coreografia e do momento da coroação (fotos 8, 9 e 10).


(foto 6)


(foto 7)


(foto 8)



(foto 9)


(foto 10)

Coroação de Nossa Senhora - Parte 1


Estou postando um vídeo e algumas fotos da Coroação de Nossa Senhora, realizada em nossa Paróquia, em 27 de novembro de 2011, ocasião em que comemoramos o dia da nossa Padroeira, Nossa Senhora das Graças.  Neste vídeo, está a primeira parte, em que vemos a entrada das  crianças. A segunda parte, está em um outro vídeo que postei separadamente. 



                      



                                                      ROTEIRO DA COROAÇÃO


TEMA:  SENHORA,  RAINHA!
                                                                      

1ª  Cena: Cantando a música "Me empresta o Teu coração", do Pe. Zezinho, a crianças, vestidas de túnica branca e com um manto sobre os ombros, entram com pequenos corações nas mãos.
  • As crianças sobem ao altar e se posicionam em círculo, ao redor da imagem de Maria, enquanto depositam os coraçõezinhos aos pés de Nossa Senhora.
  • Terminada a música, uma das crianças sai do círculo (o seu lugar deverá ficar vago) e uma adolescente sai da porta lateral do altar, e ambos se posicionam para receber a coroa e o manto.


2ª Cena: Três meninas entram, realizando uma coreografia, com a música "Coroação de Nossa Senhora", e entregam o manto e a coroa  à adolescente e à criança que estão esperando no altar.
  • A adolescente recebe o manto e coloca-o na imagem de Maria, usando a vaga deixada pela criança. Colocado o manto, sai pelo mesmo lugar, ficando ao lado, numa posição respeitosa.
  • A criança recebe a coroa e volta para o seu lugar que ficou vago.


3ª Cena: A seguir, as crianças realizam uma coreografia com a música "Perfeito foi quem te criou". No momento determinado no ensaio, coloca-se a coroa em Nossa Senhora.
  • Finalizada a música, entram as meninas da coreografia, pela porta lateral. A seguir, uma criança pega um cestinho que está próximo à imagem, para que pétalas sejam jogadas em Nossa Senhora.
  • Podemos finalizar o momento da coroação com uma oração em agradecimento a Deus pelo momento, feito por uma criança, de forma natural e espontânea.


4ª Cena: Encerramento com a música "Consagração à Nossa Senhora".



               AS CRIANÇAS NO ALTAR AGUARDANDO O MOMENTO DA COROAÇÃO





















Coroação de Nossa Senhora - Mês de maio de 2011

   
   Essa coroação foi feita no mês de maio de 2011. Lembro que nós coroamos no último domingo e no último dia do mês, que foi numa terça-feira. Tenho o vídeo, mas ainda não consegui localizá-lo. 
    Essa foi a primeira coroação em que participei. Nunca havia feito nada. Contei com a ajuda de uma irmã de outra Comunidade, para ensaiar as crianças.
   Eu e minha irmã, Marlene, confeccionamos as túnicas e as guirlandas. Ficamos muitos dias preparando tudo. Nas túnicas aplicamos estrelinhas azuis e transparentes, de cristal. Com botões de rosas azuis, rosas e amarelos, enfeitamos as cabeças das meninas. Foi tudo em cores bem clarinhas. Ficou lindo!
   Não lembro também qual foi a música cantada no momento da coroação, mas tenho a da entrada e da saída das crianças. Vou procurar melhor e quando encontrar, vou postar a música e o vídeo.


                                          COROAÇÃO DO MÊS DE MAIO DE 2011   


Entrada: Canto "Chegou o dia"

Refrão: Chegou o dia, chegou a hora, de coroarmos nossa Mãe, Nossa Senhora! (bis)

Hoje cantamos com alegria, pois tudo é festa, tudo é amor
Te oferecemos, Virgem Maria, nossa ternura e louvor!

(Refrão)


Saída: Canto "Ó Maria Imaculada"

1. Ó Maria Imaculada
Te louvamos com alegria
Nossas vozes entoam 
Hoje cantos em harmonia

2. virgem Santa, ó Mãe amada
Te entregamos a nossa vida
E pedimos a tua bênção sempre
Ó Mãe querida.



    Estou postando todas as fotos que encontrei em meus arquivos. É uma pena que não encontrei ainda o vídeo! Como disse, coroamos Nossa Senhora no domingo e depois na terça-feira. Aconteceu no segundo dia um fato muito engraçado! Sabe como é criança, a gente nunca sabe o que pode acontecer! rsrs 
    Uma menina segurava um cestinho de pétalas. No ensaio, ficou decidido que no final, ela pegaria algumas pétalas e passaria o cestinho adiante,  para que cada criança pegasse também um punhado das pétalas.
    No domingo, tudo deu muito certo e no final da coroação, muitas pessoas emocionadas, choravam. Mas no segundo dia, como disse, aconteceu que, antes de chegar à última criança, as pétalas acabaram. Uma criança, achando graça, deu uma risada bem alta. Toda a Igreja riu também.